Revolução dos Bichos - George Orwell

Oopa! Tudo bom? Estou na primeira semana na faculdade *-* Tudo muito novo e legal, mas ainda não tem muita matéria haha q e “só” sete livros pra ler no semestre... Mas ainda não estou sofrendo muito com o fato de ser Bixo (eu não sei em quantos estados se usa esta expressão, quer dizer “calouro”, recém-chegado na faculdade), ou seja, ainda não teve o trote :P. Mudando de assunto, nas férias li o clássico de George Orwell, A Revolução dos Bichos. 

A história se passa em uma granja onde os bichos andam revoltados com os maus tratos de seu dono e após escutarem uma historia de um velho porco (ah, os animais falam) decidem se rebelar contra o proprietário. Na perspectiva dos animais, os seres humanos seriam a causa de todo o sofrimento animal e baseiam-se no lema “Duas patas ruim, quatro patas bom”. Obtendo sucesso no “motim”, os animais ‘dominam’ a granja implantando uma espécie de “comunismo” onde todos seriam iguais, trabalhariam iguais e dividiriam a produção igualmente. Felizes, os animais (dentre eles cavalos, porcos, cachorros, etc) implantam uma série de “regras” dentre as quais estão cosias como “Nenhum animal dormirá em cama”, “Nenhum animal usará roupas”, etc, em uma forma de diferenciar severamente os bichos do inimigo maior: o ser humano
A alegria dura pouco e com o tempo os porcos (que se autonomeiam superiores e mais espertos) começam a liderar,  impor novas regras e a colocar os animais uns contra os outros.
Escrito durante a Segunda Guerra, a narrativa satiriza ferozmente a ditadura de Stalin numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Os personagens fazem, subliminarmente, referências claras a personagens reais da época. 
De uma escrita clara e interessante, o livro de George Orwell tornou-se um dos meus preferidos. Uma leitura quase obrigatória para os amantes de metáforas e de “formas políticas”, sem se tornar um livro chato e monótono (até porque têm algo como 140 páginas, no máximo, dependendo da edição).
Ta aí a dica ;)

(Parece que tem um filme deste livro, mas fico pensando como gravaram as cenas em que os bichos falam? QQ Com as técnicas “fabulosas” de Babe, o porquinho 3? E vai ver até aproveitaram o elenco... Ok, chega)
Formô!

26 comentários

  1. Que bacana essa nova fase de sua vida, eu adorava estar na faculdade.Curta muito amiga, é bom demais. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Juro que fiquei doida pra ler esse livro!
    Você faz facul de quê? Desculpa perguntar,já perguntando. rs'

    Beeijos! :*

    ResponderExcluir
  3. verdade.. o que você faz de facul??
    nunca tinha visto o livro
    kisses
    Gih

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, gosto de livros assim leves, que você não quer deixar de ler..

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Sensacional o livro, também gosto muito. Já que você gosta do Orwell, recomendo o "Na Pior em Paris e Londres" que é maravilhoso.

    Beijo,
    Camila F.

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte com trote =D!!
    Tem alguns que as pessoas me contam que vou ser sincera, eu não participaria HAUSH1U1H2U11UH2 sai correndo \o/ kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. hahaha devem ter aproveitado o elenco, vou anotar o livro no caderninho, quero ser jornalista, quanto mais livros melhor nee?
    boa sorte na facull
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Nossa quando li sobre o filme me lembre de baby tambem...rsrs!

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar deste livro, mais nunca li, peguei a dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre vejo o dvd desse livro na Americanas. Tenho vontade assistir mas só depois de ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse livro!
    É tão curtinho, a gente lê voando!!

    Boa sorte nessa fase de bixete :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Ah, quero ler, adoro metáforas extensas.
    E bem que vcs poderiam fazer a "revolta dos bixo", né? Não suporto esses trotes de faculdade, mesmo os mais leves.

    ResponderExcluir
  13. que boom que gostou das dicas =DD e que legaal ter começado a facul! ta gostando floor? nuss, eu ja li esse livro e ameei tbm *-* alias, a maioria dos livros do George traz uma mensagem "enrustida" mto boa! bjsbjs =]

    ResponderExcluir
  14. Faculdade é sempre o máximo, se eu pudesse não parava nunca porque é tudo ótimo em que pese ter as partes não tão boas assim! kkkk...
    Beijokas
    Ótimo Carnaval.
    Mi
    www.michellebueno.com

    ResponderExcluir
  15. Já foi feito um filme com esse livro?! Decerto ainda não passou na Sessão da Tarde, hehe! Também pudera!
    Se ainda não veio o trote, não se preucupe... Uma hora, ele sempre chega. Pode ter certeza disso. Mas torça para não ser algo muito traumático.
    ...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha me interessado por esse livro, mas agora fiquei com vontade de ler! Ainda mais sendo curtinho assim: mesmo que eu não goste, mal dá tempo de se arrepender, né? HAHAHA Enfim, mais um que vai pra minha lista.
    Ah! E eu to morando sozinha por causa da faculdade. Até ia dizer que a minha vida de caloura tá bem tranquila, mas acontece que a minha turma não tem veteranos porque nosso curso é novo, haha. Boa sorte pra você!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. ai credo eu odeio esse negocio de trote foi horrivel quando eu entrei no if no 1º ano tipo DDDDDDDDD: pelo menos nao me pintaram, esse ano culparam nossa turma falando que a gente ia fazer o trote, imagina, ninguem da nossa sala sabia que esse ano ia ter trote pros novatos todos morre
    Xxoxo

    ResponderExcluir
  18. Calma que seu trote chega caloura, rs, espero que seja como o meu... Apenas tinta e muita brincadeira! =)
    Bem vinda à vida de Universitária, noites sem dormir, mil trabalhos pra entregar e muito café!
    Quando eu estava no cursinho meu professor de Geografia (comunista fanático) nos recomendou esse livro, realmente ótimo!
    Gostei muito daqui, vou seguiir!
    Beijos e boa semana! ;*

    http://deixequepensem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. tb fiquei imagninando o filme com os animais falando.. imaginei o babe tb!! kkkkkkkkkk adorei a dica do livro! vc tava sumida!! beijo!

    ResponderExcluir
  20. eu já li esse livro na época da facul. Eu adoro ler kkk
    Achei tudo de bom os homens no novo layout do blog kkkk

    ResponderExcluir
  21. Muito bom esse livro!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  22. Oiii Duds, bem respondendo às suas perguntas: se vc quer lançar um livro tem q se perguntar: 1)Vc quer tentar uma editora comercial (tipo seguir carreira profissional de escritora)? Se sim, vc tem q ter paciência e talvez esperar anos para ter seu livro aceito, mas nesse caso eh a editora qm te paga os direitos autorais; ou 2) Vc quer apenas publicar um livro independente? Neste caso vc procura uma editora q vai publicar seu livro, mas vc qm arca com os custos, daí tem várias q são mto boas, o preço depende, mas se quiser pode me mandar um e-mail para rafavieira_1@yahoo.com.br q eu te passo uma lista de boas editoras independentes!
    Bjossssssssssssss

    ResponderExcluir
  23. cara, eu tenho um amigo que é super viciado nesse livro! Ele tem e tals, e agora eu vou pedir emprestado para ele, já que fiquei morrendo de vontade de ler! Valeu a dica! bjão!

    ResponderExcluir
  24. Oie. Que bom que está de volta.
    Boa sorte com a facul e espero que sua esperiência de bixo seja boa.

    Agora que eu to trabalhando numa livraria eu ouço falar de váários livros sobre váários temas diferentes, e A Revoluçõa dos Bichos é um que vende muito e falam tri bem dele. Fiquei bem curiosa, mas ainda tenhos algunas na lista de espera, hehe !

    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Já li este livro... gostei mto! Bjo

    ResponderExcluir

Pode comentar à vontade, mas lembre-se que escrevi e produzi este post com muito carinho e dedicação, portanto comentários apenas com links, ~adorei, tchau~ ou ~não conheço, bjs~ serão ignorados :(

Porém, se comentares a respeito do post, mesmo se desconhecer do assunto, irei retribuir em seu blog com carinho :)