Resenha: Memórias de uma Gueixa

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - maio 03, 2016

Opa! Hoje a Elisa nos traz a resenha de um dos filmes mais sensíveis que já assisti: Memórias de uma Gueixa.

Baseado no livro de mesmo nome do autor Arthur Golden e dirigido por Rob Marshall, Memórias de uma Gueixa é um drama que conta a história de Chiyo, uma menina que foi vendida pela família à uma casa de iniciação de gueixas. O filme conta desde a infância sofrida da moça na casa de gueixas, até quando ela mesma se torna uma, mudando de nome e aderindo à novos costumes. Ambientado no Japão em 1929, a narrativa se divide entre o período pré-Guerra Mundial e pós-Guerra.

No período pré-Guerra, quando Chiyo é vendida para o Okiya (casa de gueixas) ela logo se torna alvo de Hatsumomo, uma das gueixas de maior sucesso no Japão e que vive no okiya com o intuito de sustentar a casa. Hatsumomo se vê ameaçada pela menina, que por ter olhos cinza-azulados (o que é raro para os japoneses), será uma atrativo a mais para se tornar gueixa e tomar logo o lugar dela como a mais lucrativa da casa. Tornando-se escrava da casa, Chiyo sonhar em ser uma gueixa quando conhece o presidente de uma companhia, que ao vê-la chorando na rua, lhe paga um sorvete e lhe dá seu lenço e umas moedas como forma de acalmar a menina. À partir disto, ela decide se tornar gueixa para poder ver o presidente novamente e quem sabe ter uma história de amor com ele. Os planos da menina se tornam realidade, quando, sob tutela de uma gueixa, ela inicia o processo para se tornar uma e à partir daí temos o clímax da história que é a sua iniciação no mundo delicado e complicado das gueixas.


Para se tornar uma dessas cobiçadas mulheres, as japonesas passam a vida toda treinando suas habilidades de tocar o shamisen (espécie de banjo), servir o chá, desenhar, dançar, e saber entreter os homens com conversas e atos delicados. Vemos tudo isso no filme ao longo das memórias contadas pela protagonista e mergulhamos nessa cultura que é tão diferente da nossa. Nos transportamos para este universo de delicadeza destas mulheres, que têm como objetivos de sua vida apenas entreter os homens e serem reconhecidas por isto.

A história nos possibilita fazer uma crítica do papel que as mulheres desempenham na sociedade, uma crítica que está tão em voga e de grande polêmica nas mídias de hoje, e que ao meu ver, o filme mostra bem que as mulheres têm o direito sim de escolher o que querem para as suas vidas, seja entretendo homens, como é o caso de Chiyo, ou desempenhando outros papéis. Para finalizar, ainda somos "presenteados" com uma estética maravilhosa, trilha sonora, fotografia e figurinos divinos! Vale muito a pena para conhecer um pouco dessa cultura do Japão que são as gueixas.
P.S: Está entre meus filmes favoritos!



  • Share:

You Might Also Like

55 comentários

  1. Nunca vi esse filme, mas meu parece ser bem legal :D

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Se depois de ler essa resenha, eu fiquei morrendo de vontade de assistir esse filme?! Magina! Que resenha maravilhosa, que enredo interessante! Ameeei a dica! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti esse filme, que ficou perdido naquela lista da minha infância do tipo "você só pode assistir quando crescer", rs. Adorei relembrar por aqui e captar mais das visões críticas prometidas. Vou conferir!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  4. Oi Elisa, eu amo este filme, pode passar várias vezes e eu me pego assistindo-o. é intenso, pesado, belo... Como vc disse é uma cultura que não conhecemos numa época caótica. Mas mostra que ela foi uma mulher extremamente forte, da infância sofrida até chegar aonde desejava. Ficou linda a resenha, faz jus ao filme! =) beijos linda!

    http://www.metamorphya.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu curso Psicologia e por várias vezes acabamos descutindo esse filme que tem uma lição tão bacana pra nos mostrar! Amei de mais sua visão como também o seu blog 💟

    ResponderExcluir
  6. Que atriz linda! Figurino maravilhoso também. Eu não conhecia mas acho que a temática do filme é super importante e vale a pena assistir. Será que acho para assistir? Gostaria de ver.
    bj
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  7. Lembro-me do lançamento desse filme, até hoje é um dos filmes favoritos que retratam essa época específica do Japão. Quero muito ler o livro =)

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii! Eu já li esse livro e gostei bastante. Antes de ler, eu nao tinha a menor idéia do que era uma gueixa e da importância dela na cultura japonesa. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, apesar de ja ter ouvido diversos elogios a respeito. Um dia ainda irei vê-lo.
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já vi o filme e tenho o livro, é muito lindo ambos, a garra de Chiyu é maravilhosa, a fotografia do filme tbm é demais, essa parte da foto das cerejeiras e a cena do kimono é um encanto.

    ResponderExcluir
  10. Não vi esse filme ainda, mas já ouvi muito dele. Já vi cenas dele, e vi que a fotografia é linda. Espero ver rs.

    Beijos!

    www.brilhamiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ja ouvi muito sobre esse filme, agora me deu mais ganas de ver. Gostei do post, parabens!

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto o comercial desse filme na tv, mas nem me animei à assistir, mas depois dessa ótima resenha, eu tô querendo assistir o filme agora!hahaha
    www.parisdepriscila.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas a temática me interessou demais! Sua resenha ficou muito bem feita, parabéns! Vou procurar o livro e o filme, pois fiquei realmente muito curiosa para saber mais sobre a história!

    ResponderExcluir
  14. Este filme é realmente fantástico!
    Eu acho lindo como ele faz o contraste do tema pesado com as cenas belíssimas e delicadas...
    Realmente, tem que assistir!

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
  15. Esse filme realmente é muito bom. Já fiz um "trabalho" sobre ele numa feira cultural onde eu estudava (chamam de FECULT) e foi muito bom fazer, gostei muito. Sua resenha ficou ótima, e seu blog é lindo. Tá de parabéns <3

    www.byjulieblog.com

    ResponderExcluir
  16. Já assistir esse filme e amei, relata bem determinado costume oriental empregado em um contexto histórica devido a epoca também. Quanto a papel direitos deveres da mulher na sociedade e as criticas sociais, eu generalizo ao papel direitos e deveres do ser humano! Amei sua poster. ✡ Atellier Encantado Com Mãos de seda

    ResponderExcluir
  17. Nunca vi ou ouvi falar sobre este filme, mas ate que parece ser bem legal! ^^

    ResponderExcluir
  18. Vi esse filme há muito tempo atrás, mas me lembro de ter gostado muito! A história é realmente tocante e super atual. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  19. Ainda não assisti ao filme, acredita? Mas conheço a história como se fosse íntima dela. Uma pena reconhecer que muitos fatos deram inspiração a esse enredo. Fatos esses que até hoje têm suas influências no modo como as mulheres são tratadas no oriente. Mesmo assim, é um tipo de arte que me atrai. Um tipo de vida que adoraria desvendar. Por isso, flor, depois de ler sua resenha e ver que é um dos seus filmes favoritos, vou anotá-lo aqui para assistir no fim de semana.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  20. esse filme é belissimo, porém triste, ele me dá essa sensação... o figurino, fotografia são de encher os olhos mesmo, e eu pude conhecer um pouco sobre o estilo de vida das gueixas...
    ainda não li o livro, mas pretendo... soube de uma polêmica sobre a história real, parece que usaram o diário dela pra fazer o livro ou o filme e não lhe deram créditos, algo assim...

    ResponderExcluir
  21. Nossa como eu nunca assisti esse filme? Eu amei a resenha vou procurá no netflix e assitir

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha visto esse filme mas vou assistir e volto aqui pra falar o que acho

    ResponderExcluir
  23. Adoro filmes com essas temas, pela a sua resenha acho que já assisti alguns parecidos, mas não esse.

    Um beijo!

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  24. Sempre tive muita curiosa, tanto para ler o livro quanto para o filme. E conhecendo mais da história e vendo o trailer, vou deixar ele anotado e ver o mais rápido possível!!! E vou tentar comprar o livro também <3

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ele não é atual né? Tenho quase certeza que já vi esse filme, praticamente "sem querer", numa troca de canal inocente, sabe?
    Se foi o mesmo filme que vi (faz tempo, não consigo lembrar direito, mas tá parecido demais!) é verdadeiramente fantástico!
    Tua resenha ficou ótima!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Esse filme é um clássico maravilhoso que eu vejo mil vezes se for necessário e sua resenhar está perfeita! Parabéns <3

    ResponderExcluir
  27. Oiii! Adorei a resenha. Geralmente quando um filme é baseado em um livro, eu gosto de ler primeiro o livro, e com certeza ele entrará para minha listinha para ler e logo após assistir até o final do ano. Amei a história, fiquei curiosa para saber mais.

    ResponderExcluir
  28. Não conheço esse filme. A proposta dele não me interessou, mas pra quem se identifica com o tema deve ser ótimo!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o filme e já entrou para a minha lista de próximos filmes para assistir. Sua resenha foi ótima, despertou minha curiosidade! <3

    ResponderExcluir
  30. Já ouvi falar, mas nunca parei para assistir ao filme! Achei a história bem interessante, inclusive, anotei aqui na minha agenda para ver depois :)

    ResponderExcluir
  31. Lembro que assistir no cinema, tem tempo viu? hahahahah
    É um filme muito bom! fiquei com vontade de ver novamente.
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  32. Como eu nunca havia assistido esse filme?! Que sinopse maravilhosa <3 <3 eu me que resenha linda.
    Eu vou assistir, prometo! Amanhã, se possível ❤️
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Já conhecia o filme, mas ainda não tive a oportunidade de vê-lo.
    Mas as pessoas falam muito bem dele. Está na minha listinha!
    Acredito ser uma crítica muito bem colocada em relação às mulheres e como se encaixam na sociedade.

    www.plataformaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  34. Ótima resenha! Super amei, o relato me fez entender a história e querer assitilá-la!

    ResponderExcluir
  35. Parece ser muito bom o filme! Com certeza vou procurá-lo para assistir fim de semana, acho muito interessante a cultura japonesa.
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Ai que vergonha, nunca li nem assisti ao filme :}
    Esse ator é aquele do filme "A Origem"?

    http://www.episodiodehoje.com.br

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha, assisti esse filme de madrugada na globo à alguns anos atrás, achei ele um máximo, gostei da história inteira, da fotografia, do figurino, não tem do que reclamar!Sem tirar que é um filme muito bonito.

    Peixinhos, Gabbe!
    Blog: Talo de Maçã ♥ |Fanpage ♥ |Instagram ♥

    ResponderExcluir
  38. Imagino que o figurino desse filme deve ser um arraso mesmo!
    Me interessei pela história, gosto quando as mulheres interpretam esse tipo de papel em filmes, abrindo espaço para uma série de reflexões! :)

    ResponderExcluir
  39. Oie, olha em simplesmente amo Memórias de uma Gueixa,
    Sou louca pra ler o livro, mais ainda não tive oportunidade.
    Fiquei passada recentemente quando descobri que o livro é um plágio e consiste mais numa biografia não autorizada de uma gueixa real e que ela teve muitos problemas após a sua publicação, ou seja nota dez pra obra e zero pro autor (que não é bem autor) Porém isso não rouba a grandeza da vida da mulher que inspirou essa história tão linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. EU já ouvi falar muito bem desse filme, mas ainda não tive a oportunidade de vê-lo...sou apaixonada pela cultura japonesa, mas não sei muito sobre a vida das gueixas, vou assistir com certeza ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Gente, esse filme já passou tantas vezes na TV paga, sempre vejo na grade, assisto a alguns instantes, mas completar nunca completei. Mas quem sabe depois dessa resenha vou tentar assistir todo.

    ResponderExcluir
  42. Se eu amei esse figurino? COM CERTEZA! hahaha Preciso ver e desenhar algumas roupas!

    ResponderExcluir
  43. Nunca tinha ouvido falar a respeito desse filme, mas parece ser bem interessante. A cultura japonesa e a atividade das gueixas ainda são coisas muito desconhecidas ou vistas com interpretação errônea por algumas pessoas e o filme parece ser um bom ilustrador dessa parte. Ainda mais tratando de outros eventos históricos, deve ser muito bom.
    Beijos!

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho muita vontade de assistir Memórias de Um Gueixa porque acho que deve ser fascinante ter uma visão de uma cultura tão diferente da nossa no que diz respeito a várias coisas, porque não se trata somente de um país distante, mas também de outra época! Adorei saber mais sobre a história.
    Acho que muitas vezes, também, o pessoal não entende que empoderamento feminino não existe para te "livrar de toda e qualquer amarra imposta pela sociedade" e mostrar que você pode se amarrar ou não ao que quiser, desde que seja por sua escolha! E é bacana ver como é o lado de quem escolheu cada uma das escolhas possíveis!

    ResponderExcluir
  45. Olá Elisa, tudo bem?
    Já ouvi algumas pessoas falarem super bem desse filme, mas até o momento ainda não assisti. Sim, uma vergonha, rs. Após ler sua resenha, fiquei ainda mais interessada e agora tenho um motivo a mais para conhecer essa história.
    Beijos :*

    http://midnight-skis.esy.es

    ResponderExcluir
  46. Depois que enviei o comentário que percebi que errei o nome do meu blog, rsrs.
    Segue o link correto: http://midnight-skies.esy.es.

    ResponderExcluir
  47. Esse filme é lindo, mas também triste... tenho que assisti-lo novamente para poder recordar algumas cenas.
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir
  48. Eu sou doida para ler o livro, sabia?
    Comprei há anos e ainda não li.
    A história é linda, mas agora que eu li o comentário da Kris fiquei curiosa para ler a respeito =S um plágio?

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Parece bem pesado, né? Não li o livro e nem vi o filme ainda, mas parece bem interessante.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  50. Infelizmente eu ainda não conhecia esse filme, mesmo ele já sendo um pouco antigo, amei ler a resenha, fiquei com vontade de assistir..rsrs
    Mesmo não conhecendo muito a cultura oriental eu gosto muito do pouco que conheço e esse universo de Gueixas eu ainda não sei muito coisa, mesmo romanceado acredito que essa seja uma boa forma de conhecer mais.. vleww pela resenha

    Bjs
    Andréia Ramos
    horigami.com.br | facebook.com/designhorigami

    ResponderExcluir
  51. Eu assisti o comecinho e é super triste! Mas fiquei muito curiosa por assistir tudo porque a história parece bem interessante.
    O trailer é lindo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  52. Eu sempre achei que esse filme era triste... Algo me diz que dá para chorar litros assistindo. Mas deve ser lindo.
    Beijos
    Mari
    Sorteio no blog Pequenos Retalhos: Livro Mentira Perfeita. Participe!

    ResponderExcluir
  53. Acredita que eu já quis assistir esse filme só pelo cartaz rs.
    Deve ser um filme lindo. Vou ver se tem no Netflix.

    Beijos

    ResponderExcluir