Resenha: Victoria

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - junho 03, 2016

Opa! Hoje a Elisa traz a resenha do filme alemão "Victoria" - filmado todo em um plano-sequência :)

A dica que trago esta semana é do alternativo "Victoria". O filme alemão de 2015 é dirigido por Sebastian Shipper e a grande surpresa deste filme é justamente que ele é rodado todo em um único plano sequência. Ou seja, não possui cortes de câmera, a câmera acompanha o tempo todo os personagens, caminha junto com eles, o que faz com que tu tenhas a sensação que aquilo está sendo gravado mesmo. Isso foi um dos grandes diferenciais do filme e que me fez gostar muito dele. 

 A história gira em torno da protagonista Victoria (Laia Costa, aliás, ótima atriz, mas que não é nem um pouco conhecida) e o cenário para os acontecimentos é Berlim. 22 anos e espanhola, ela foi morar na Alemanha em um intercâmbio. Não temos no filme uma história comum, os acontecimentos vão se desenrolando conforme as situações em que Victoria vai vivendo. Numa noite, a personagem vai a uma festa e conhece Sonne (Frederick Lau), que está tentando entrar no local com seus amigos e pede a ajuda de Victoria para conseguir entrar. A partir daí, Victoria começa a andar junto com Sonne e os amigos e é colocada em uma enrascada quando o grupo de jovens é forçado a pagar uma antiga dívida. Victoria, impulsivamente, decide ajudá-los, mesmo que tenha conhecido os jovens na noite anterior.
   

Outro diferencial do filme é que tudo se passa em um único dia. Toda a narrativa acontece na madrugada de uma noite até o início da manhã. A história é simples, mas muito bem construída e que prende o espectador, e como eu disse anteriormente, a câmera faz uma coreografia para acompanhar o drama vivido pelos personagens, o que é impressionante.

 

Eu particularmente gostei muito do filme, pois sempre procuro assistir filmes mais alternativos para fugir daquela aura "Hollywoodiana" e esse realmente me surpreendeu, os atores são ótimos e os detalhes técnicos também. Apesar do filme não ter nenhuma mensagem final, ou nenhuma interpretação subjetiva, ele é ótimo para quem é amante de cinema com eu, pois mostra maneiras diferentes de se fazer cinema.


  • Share:

You Might Also Like

27 comentários

  1. Nossa, deve ser muito incrível um filme sem cortes, nunca vi um assim na vida, e sei que é difícil pq vi a gravação de um clipe feito assim e com certeza vou ver esse filme!

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante. A maneira de como foi feito o filme, e foi feito com todo o esmero para sair bem feito apesar de ser com uma camera só. Até as legendas são modo artísticas kk.
    Se eu achar esse filme, vou ver. Obrigada pela indicação, beijos!

    www.brilhamiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Carambaaaaaaa, deve ser incrível esse filme. Nunca vi um filme nesse estilo, deve ser muito foda! Quero assistir, preciso assistir. haha

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
  4. Acho que vou gostar desse filme, quero assistir. Adoro filmes alternativos.
    Gostei da resenha, me deixou curiosa para ver esse filme sem cortes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Achei a ideia do filme, de se passar em um curto espaço de tempo e de a câmera acompanhar os personagens, muito legal. Fiquei bastante curiosa a respeito dele.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia esse filme e confesso que é a primeira vez que vejo indicação de filmes alemães. Gosto muito de assistir filmes franceses, eles também saem um pouco do clima "EUA". Assisti o trailer e gostei bastante, ótima indicação. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  7. Nossa, do pouco que aprendi na faculdade sobre gravações de curtas, longas e etc dá pra ter uma noção do trabalho que deve ter dado fazer um filme sem cortes de câmera. Me interessei muito (mais por isso do que pela história).

    ResponderExcluir
  8. Que demais. O filme parece ser muito bom, e esses detalhes acabam fazendo uma diferença enorme. Sem contar que deve ter dado um trabalho enorme. Gostei da ideia e da história central ♥

    ResponderExcluir
  9. Adorei a indicação, as vezes eu também gosto de fugir dos filmes hollywoodianos hahaha

    glossrosaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de filmes alternativos. Vou sempre em um cinema diferenciado aqui no RJ, porque exibe esses filmes que não são blockbusters.
    Espero que ela um dia fique conhecida, porque ela é boa atriz. =)

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  11. Oi Elisa...
    Não conhecia esse filme, mas a história parece ser bem construída.
    Vou procurar.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi! Não assisti AINDA, mas vou separar um tempo pra ver, sempre ouço falar muito bem de Victoria! Tbm sou dessas que foge dos hollywood asiuhaiushas prefiro um bom filme independente!

    Peixinhos, Gabbe!
    Blog: Talo de Maçã |Fanpage |Instagram

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse filme, parece ótimo...também curto ver filmes alternativos, às vezes os que estamos acostumados a assistir sempre parecem a mesma coisa ne?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse filmes, mas gostei muito do trailer.

    ♡ Episódio de Hoje

    ResponderExcluir
  15. Nunca assisti um filme alemão, e n lembro de nenhum filme que eu já tenha visto e que se passe em um dia só. Gostei do trailer!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia, mas parece ser ótimo! Também curto filmes alternativos e gosto desse estilo de filmagem.
    Beijos
    https://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Peraí, um filme sem cortes? Só por esse fato eu super me interessei! A história é diferente, foge dos clichês, e já pelo fato de o filme ter um estilo diferente isso já me convenceu o bastante! Obrigada por compartilhar essa informação com a gente :D
    Beijo

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
  18. O filme deve ser bem original mesmo, gosto de filme com uma pegada mais diferente.

    ResponderExcluir
  19. Que loucura! Só com o trailer já fiquei com o coração na boca!
    Vou ter que ver com certeza.
    Pensei que esse "plano sequência" fosse aquele tipo de coisa que deixa meio tonto sabe? Quando a câmera acompanha, mas se for como no trailer não vai tontear, mas tirar o fôlego com certeza.
    Adorei a dica!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Eu acho essa história de gravar tudo com só um plano sequência simplesmente maravilhosa! Eu imagino o trabalho que deve dar e o desafio enorme que é para toda a equipe de trabalho. Com certeza vou ver o filme. Será que existe algum documentário sobre como foi feito? Obrigada pela indicação ;) Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  21. Caramba! Que indicação deliciosa, Duda! O mais bacana é que a obra parece ter um tom tão realista que chega a ter, dentro disso, entrelinhas ainda mais firmes com lições fortes que vão ocorrendo basicamente de segundo em segundo. Adorei os tópicos que ressaltou sobre a forma elaborada para emitir a estória. Com certeza irei conferir!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto de filmes europeus. Não conheço esse, vou ver se acho na grade de filmes da TV paga, é uma boa dica.

    ResponderExcluir
  23. Nunca assisti um filme desses, sem cortes. Fiquei curiosa! A história também parece muito interessante :) vou procurar assisti-lo no Netflix assim que puder (o nome é fácil de ser lembrado, hehe).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Uma das minhas metas para 2016 é procurar sair do convencional e comercial e isso inclui o cinema. O problema é que quando sento para ver um filme nunca lembro. Preciso fazer uma lista e deixar cravada na porta de casa, por que olha...
    Gosto de observar outros pontos de vista e esse me soa atraente.

    caosarrumado.com

    ResponderExcluir
  25. Que demais esse filme! O enredo em si já tinha me conquistado, mas saber que foi tudo em uma única sequência e se passou em um dia só tornou esse longa ainda mais legal. Nem imagino o trabalho que não tenha sido para produzi-lo.
    Adorei muito o trailer, então, unindo com sua resenha tão positiva, vou assistir assim que possível.
    Ótima indicação.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  26. Me interessei muito pelo filme! Muito legal isso de não ter cortes, mesmo eu não entendendo muito de cinema, isso parece bem criativo.
    Vi o trailer e me deu mais vontade de assistir ainda, talvez eu assista em breve.
    www.itsbry.com.br

    ResponderExcluir
  27. To muito afim de ver esse filme, mas a preguiça não me deixa baixar. Eu amo esses filmes filmados sem cortes, é muito criativa a forma como o diretor consegue junta uma cena com a outra sem contar e mantendo a sequencia.

    ResponderExcluir