Como Fazer um Tcc sobre música

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - julho 25, 2016

Opa! Tudo bom? Quem fez ou está fazendo uma faculdade ou curso técnico sabe que em determinado momento é preciso escolher um tema para o tão falado TCC (ou Trabalho de Conclusão de Curso). Hoje trouxe algumas dicas de como associar o tema do seu curso com seu artista preferido e contei um pouco da minha experiência. Assista abaixo:



Escolhi escrever sobre o U2, e como meu curso foi Publicidade e Propaganda, é natural que a minhas primeiras ideias fossem "Como o U2 se posiciona como marca" ou "Como é feita a divulgação do material do U2". Ao final, acabei escolhendo uma turnê específica da banda e falando da "Construção Conceitual do U2 durante o período da turnê Zoo TV".

Para analisar uma turnê, podemos basicamente seguir duas linhas: A Linha conceitual (estudar o que foi proposto, quais eram os conceitos apresentados, quais foram as formas de representação, etc) e a Linha Business (analisar custos e resultados, estruturas e montagens dessa turnê). Por ser um curso de "humanas", escolhi a primeira".

Zoo TV

O Universo da "análise de shows" ainda é pouco encontrado nos livros e nos estudos, portanto foi preciso dissecar o assunto e eu o realizei em três pilares: Letras de música (estudada através de teóricos que analisavam poesias), Videoclipes (baseado em análise de filmes) e Personagens presentes na turnê. Esse ponto expliquei detalhadamente no vídeo ;)

tcc sobre música

Para escolher um assunto no qual trabalhar, recomendo o seguinte exercício: 
- pegue um papel e caneta ou anote no seu computador quais são os artistas que você gostaria de trabalhar, e liste detalhadamente quais pontos poderiam ser estudados (escolha discos, fases da carreira, clipes, etc). 

- Do outro lado, escreva quais matérias mais gostou durante o seu curso, quais trabalhos mais gostou de fazer, etc, também detalhadamente. Por fim, tente estabelecer ligações e conexões entre os dois lados.

Já passaram por um TCC na vida? ;) Me contem como foi!

  • Share:

You Might Also Like

18 comentários

  1. Nossa que legal! Começo meu TCC ano que vem. Faço Relações Públicas! =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa deve ser bastante interesso que ainda nao tinha visto essa ideia de fazer um tcc sobre musica.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu disse isso no vídeo e digo agora: achei o tema do seu TCC genial! A maneira que você conduziu a pré-pesquisa para chegar no ponto específico do que iria estudar, muito bacana mesmo. Queria ler o trabalho, de verdade!

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Eduarda,

    Que bacana o tema do seu TCC! :)

    Eu passei por 3 TCC! xD

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que interessante! Adorei o post, realmente para quem irá fazer um TCC nesta área, esse post é super válido!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. mt legal vc ter feito um TCC sobre musica e compartilhar isso por aqui pra quem está com vontade de falar sobre o tema tbm!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi! Achei esse tema de tcc bem diferente! Adoraria poder pesquisar mais sobre esse assunto também, falar sobre determinado artista e sobre a criação das letras das músicas é realmente muito legal!
    No TCC do meu técnico eu sofri bastante, nem quero lembrar! hahaha Mas pelo menos é sobre algo que a gente gosta, então no final vale a pena!

    Adorei o vídeo!
    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
  8. Muito legal e criativo o tema do seu TCC. Eu estudei na área da saúde, então, foi muitoooo diferente hehehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  9. Um TCC sobre o U2, que diferente! E muito bacana! Eu me formei em PP, mas no meu ano de TCC tínhamos que escolher uma empresa pequena e fazer toda a parte de criação, vendas, marketing, ações, pesquisa.. enfim, tudo para torna-la visível.. E toooooodo o resto kkkk Nunca pensei em um TCC sobre música.. Beijokas :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Duds, eu passei por algo parecido com o meu TCC. Não foi sobre música, mas foi sobre um teórico do cinema e a sua influência na construção da Nouvelle Vague ~ o que me permitiu estudar autores, temas e filmes muito queridos e que mudaram (e vêm mudando) a minha vida. Muito bacana fazer essa conecção com algo que a gente ama.

    ResponderExcluir
  11. Que legal o tema do seu tcc, acho que nunca vi um que abordasse esse lado da música. Eu fiz meu tcc há quase 10 anos, como fiz Letras, o meu foi sobre as variantes linguísticas encontradas em cartas.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Achei muito bacanas as dicas para fazer um TCC sobre musica. É um tema bem diferente e muito interessante.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  13. Caramba, deve ter sido difícil, principalmente pro não ter literatura sobre isso. No meu campo que foi moda, de pendendo do assunto tbm nao tem literatura, ou tudo em outra língua!
    Mas não cheguei nem perto do TCC hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. falta mais um ano para meu TCC, já vou me preparando!

    ResponderExcluir
  15. Esse vídeo ficou tão genial, com um tema tão interessante que o homenageei, citando-o no episódio dessa Quinta no meu canal, o Music's Soul >>> https://www.youtube.com/watch?v=HOex7GDBHag

    ResponderExcluir
  16. legal ano que vem é meu tcc curso psicologia e pretendo fazer sobre musica ..valeu as dicas....

    ResponderExcluir
  17. Me ajudou muitooo!! Obrigada, muito bom o video.

    ResponderExcluir