Resenha: Forrest Gump - O contador de histórias

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - outubro 07, 2016

Opa! Tudo bom? Hoje a Elisa trouxe a resenha do maior clássico da carreira de Tom Hanks: Forrest Gump!

forrest gump poster


Sabe aqueles filmes que tu não cansa de assistir? Forrest Gump é um deles. É um dos meus favoritos. O filme é de 1994, dirigido por Robert Zemeckis e estrelado pelo ótimo Tom Hanks e baseado no livro de mesmo nome de Winstom Groom. Para quem é amante do cinema, é um clássico contemporâneo que deve ser assistido.

O filme conta a história de Forrest Gump (Tom Hanks) desde sua infância até a fase adulta passando por tudo o que ele viveu durante estes períodos. O diferencial é justamente que o personagem narra os acontecimentos, ele mesmo narra sua trajetória de vida. Eu me apaixonei por este filme pelo fato do personagem passar por situações inusitadas e inacreditáveis e por narrá-las de uma forma engraçada e emocionante (um dos poucos filmes que me fez chorar). É um filme sobre destino, sobre inocência e sobre sensibilidade.

forrest gump análise

Outro ponto importante do filme é que todos os acontecimentos vividos por Forrest tem ligação com fatos históricos, como se ele estivesse presente ou até fosse o responsável por cada um deles. Mais do que os acontecimentos vividos por Forrest, o filme mostra como a inocência e a ingenuidade do personagem se relaciona com outros personagens – por exemplo – Jenny, seu grande amor, que embala grande parte da narrativa.

Eu coloco como um dos grandes méritos deste filme, muito mais que a trajetória de vida de Forrest e os eventos ocorridos com ele, é a essência do personagem, seu caráter, sua ingenuidade e seu modo de encarar e resolver as coisas. É um personagem que aceita o que o destino lhe dá, de coração puro, sensível, um adulto com alma de criança e isso foi o que mais me emocionou.



Em questões técnicas, o filme tem uma fotografia muito bonita e o roteiro é bem estruturado e amarrado. A voz do personagem que fica de plano de fundo narrando a história foi uma sacada muito legal do diretor e do roteirista, pois dá um tom bem pessoal ao filme, é um monólogo. Outra questão mais técnica também é que a narrativa percorre elipses temporais, ou seja, o filme é um constante flash back. A montagem e edição também é muito bem feita, já que como o personagem aparece em contextos históricos, eles misturaram imagens reais com imagens ficcionais, parecendo mesmo que Tom Hanks está ali dentro do acontecimento histórico.

Por fim, vale muito ver esse filme, não só por tudo o que eu citei anteriormente, mas porque ao final ficamos tentando se identificar com o personagem, como cada pessoa tem suas particularidades e seu modo de lidar com a vida e com as situações, que ser fora do padrão é bom sim e que melhor ainda é sempre mantermos a nossa essência sem deixar que o mundo a corrompa.


  • Share:

You Might Also Like

37 comentários

  1. Gente, já vi Forrest Gump umas seis vezes e acho até mesmo que É o meu filme preferido... A primeira vez que vi foi muito legal porque vi com meus pais (que também adoram o filme) e foi bem marcante, já a última também foi especial porque fui ver no cinema com minha mãe, graças a uma iniciativa do Cinermark de reexibir clássicos... Acho um filme lindo lindo lindo e adorei a sua resenha (também tem uma no meu blog, hehe), bastante completa. Assino embaixo (:

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A história da minha vida é a procrastinação, eu SEMPRE, repito, SEMPRE digo que vou ver esse filme, e quero mesmo, mas nunca assisto. Já até peguei passando no telecine umas vezes, mas não tenho mais paciência pra ver tv.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  3. É um filme adorável mesmo, com uma mensagem tão bonita! Adoro! <3

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito desse filme, sempre que passa na TV eu vejo de novo. Ele tem uma mensagem linda e o que me marcou muito foi que a primeira vez em que vi o filme eu assisti com meus pais e minha irmã quando eu ainda era criança.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou dos meus diários de viagem, ainda terá mais, falando sobre Cracóvia ♥
    Eu já comecei a assistir esse filme, parei e quando voltei ver não entendi mais nada. Mas parece ser bem interessante, vou ver qualquer hora :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu super concordo! É um filme pra gente assistir várias vezes e eu sempre me emociono vendo. Tom Hanks está sensacional <3 Me deu até vontade de ver de novo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti Forrest Gump pela primeira vez no colégio, no segundo ano do ensino médio por causa de um trabalho que iríamos realizar. E adorei o filme. Aliás, acho que todos adoramos, porque nos divertimos, rimos e cantamos com o filme. O Tom Hanks é um ótimo ator e arrasou na interpretação do Forrest.

    Beijos
    Quase Primavera

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muuuuito desse filme, eu quero muito assistir depois da sua resenha, e do trailler parece mesmo um filme incrível <3

    http://www.debbiemenezes.com/

    ResponderExcluir
  9. Forrest Gump é um clássico que não canso de assistir! Ótima resenha Elisa,


    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  10. Também gosto muito de Forrest Gump e concordo com você, é um filme sobre destino, inocência e sensibilidade daqueles que a gente precisa ter na nossa coleção sabe... porque nunca sabe quando o coração vai pedir para rever!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Acredita que Forrest Gump é um filme que eu já ouvi muito falar, porém, nunca assisti? Coloquei ele na minha lista de filmes para ver futuramente, achei seu post muito bacana e a história do filme um tanto curiosa.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não dá pra cansar de assistir esse filme, né? Sempre que pego passando na tv, deixo no canal em questão e assisto como se nunca tivesse dito. Eu não reparo nas questões técnicas (porque eu nem sei fazer isso, haha), então o que me prende muito é a história e como ela impactou em mim. E essa questão que você nos trouxe - sobre cada um de nós termos nossas particularidades - é linda. :)
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    ResponderExcluir
  13. OOOOOOI

    fico até com vergonha de dizer: mas acredita que não vi esse filme ainda?
    Sei que é um clássico e um alto altíssimo da carreira do Tom, mas tô em falta aí com a sétima arte, socorro :( HAHAHA
    preciso urgente resolver esse problema!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito ver esse filme! Já vi o trailer várias vezes e muitos comentários, e cada vez a minha vontade aumenta. Mas essa foi a resenha mais profunda sobre ele, quero muitooooo assistir!
    Beijos!

    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oláá! Muito legal essa resenha, e esse filme vai entrar para lista de "preciso assistir", pois ultimamente estou tendo que dividir meu tempo até para respirar :\
    xoxo'

    Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
  16. Oii! Esse filme é pouco foda né? É muito bom!!! Apesar de ter visto umas 3x não tem como esquecer a sua história e a incrível atuação de Tom <3

    Bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa, faz muuuuuuito tempo que eu não assisto esse filme hahahaha adoooooooooro Forrest Gump! É um clássico! Beijokas :)

    ResponderExcluir
  18. Assisti Forrest Gump há um tempo atrás e confesso que não é meu estilo de filme preferido. Mas achei interessante a maneira que ele nos faz pensar sobre a vida, as pessoas e como elas são e agem diferente em cada situação. Gostei das suas observações :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  19. Esse filme é especial. Começando com a música que começa e encerra o filme, um roteiro ótimo com uma sensibilidade incrível do Forrest Gump ver o mundo. Merecida a premiação do Tom Hanks como melhor ator.
    Gostei tanto que tenho o DVD em casa e já vi inúmeras vezes.
    Comecei meu canal no YT faz pouco tempo, se quiser conhecer ficarei feliz.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi falar muito desse filme, mas nunca vi.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  21. Tá aí um filme que eu nunca vi, todo mundo diz que é bom e é antigo ainda. Preciso assistir! Gosto de filmes assim, em que o personagem principal vai contando sua própria história e com cenas divertidas e de uma forma divertida também. Fui lendo o que você escreveu sobre o filme e vendo o trailer, realmente parece ser tudo isso que você falou. Me convenceu. Quero assistir já! Coloquei na lista dos filmes que tenho que ver.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro muito esse filme..
    Assisti várias vezes e só depois de adulta que fui aproveitar melhor a mensagem dada na história <3

    ResponderExcluir
  23. Já assisti varias vezes esse filme maravilhoso
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oie Elisa =)

    Esse filme é um clássico <3
    Sempre que está passando eu acabo assistindo ele novamente, e acredite sempre acabo me emocionando.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  25. Forrest é um personagem tão ''bonzinho'' do tipo que é difícil imaginar que exista alguém assim de verdade, mas bem que seria bom que tivesse.

    💚
    www.cupidobrega.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Elisa, tudo bem?
    Vou te confessar que nunca assisti esse filme, MAS...
    Pela resenha parece ser um filme ótimo, com uma história bastante envolvente!
    Gostei da indicação! =)

    Amore, tem post novo no blog! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  27. Assisto esse filme há alguns anos, mas seu post me fez querer assistir novamente <3

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  28. Sempre ouvi falar que esse filme é um clássico e que deve ser assistido. Mas, como não conhecia a história, nunca me interessei muito. Depois do seu post é certo que irei pegar para ver! :D

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  29. Já vi muitas vezes, na TV paga então, eles não cansam de passar. Tom Hanks é um ótimo ator, não dá pra imaginar outro dizendo: My name is Forrest Gump. Gosto de filmes que se misturam a fatos históricos. Boa resenha.

    ResponderExcluir
  30. Acho que já vi esse filme e gostei muito também :)
    O ator principal é sempre lindão né?
    Gostei muito.

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Acho que realmente o que deu mais vida e mais emoção ao filme foi a simplicidade com a qual ele é narrado. A inocência do Forrest é apaixonante, e fez com que eu me envolvesse completamente na história. Amei a resenha, você disse tudo o que eu penso. <3

    Ana Carolina | Jovem Demais

    ResponderExcluir
  32. Preciso assistir esse filme!!! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. É muito engraçado, eu sempre ouvi falar desse filme, mas nunca procurei o trailer. Mas nossa com essa resenha, eu vi o trailer inteiro e até que me deu curiosidade pra ver o filme e descobrir tudo isso.

    Acho legal quando os filmes nos passam essas lições de vida né? ahhaha
    Adorei a resenha!
    beijos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  34. Nunca tinha assistido esse filme, mas agora estou super interessada nele. Acho que seria impossível não se apegar ao personagem no qual vemos a vida ser narrada desde sua infância. Obrigada pela indicação :)
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  35. Nossa, Forrest Gump é um dos melhores filmes que já assisti. É aquele tipo de filme que sempre que vejo é como se estivesse aprendendo uma lição nova, sempre fica aquele momento de reflexão pós-filme. Muito bom mesmo! Ótima dica de filme! ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  36. Ai esse filme é muito bom!! Já assisti ele algumas vezes, eu amo muito, dá pra tirar muitas lições de vida!! haha xD
    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  37. Eu sou A atrasada que ainda não viu esse filme :( tá na minha lista a teeeeempos, preciso ver logo! Sua resenha me deu ainda mais vontade!!!

    beeeijo :**

    ResponderExcluir