Sobrevivência e terror no coreano 'Invasão Zumbi'

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - janeiro 16, 2017

Opa! Tudo bom? Hoje a Elisa trouxe a resenha do filme sul-coreano 'Invasão Zumbi'. Até para quem não curte o gênero vale muito a pena conferir ;)


Fui convidada em dezembro pelo GNC Cinemas de Porto Alegre para a pré-estréia do filme sul-coreano 'Invasão Zumbi'. Nunca gostei muito do gênero terror com essa temática, porém a proposta do GNC me pareceu interessante para justamente quebrar o meu preconceito com esse tipo de filme e poder trazer minha análise e crítica para vocês leitores. Como falei anteriormente, o filme foi lançado em dezembro de 2016. Dirigido pelo já conhecido diretor coreano Yeon Sang-ho, o longa atraiu mais de 10 milhões de espectadores em seu país de origem e também participou do Festival de Cannes.

Ambientado em Seul, Invasão Zumbi conta a história dos passageiros de um trem que precisam enfrentar uma epidemia que está transformando as pessoas do país em zumbis. A viagem até o destino dos passageiros torna-se infernal a partir do momento em que o trem para em uma estação e acaba embarcando sem ninguém ver uma pessoa contaminada com o vírus que está gerando a epidemia. Um grupo de passageiros decide defender a cabine em que estão hospedados das outras pessoas do trem, que aos poucos foram sendo contaminados.


Mesmo com o enredo sendo sobre apocalipse zumbi, 

o longa traz junto o drama de um pai que estava em conflito com a filha – e que ao longo da narrativa eles terão que administrar seus sentimentos e tentar se unir para sobreviver - antes de embarcar no trem e ter que enfrentar zumbis alucinados por carne humana. Cito isso, pois o diretor conseguiu mesclar bem diferentes os gêneros, já que o melodrama geralmente é o ponto forte de filmes coreanos. Apesar de ser praticamente de ação - mudando somente para a mescla do drama entre pai e filha -  o filme consegue ter brechas para críticas sociais, como por exemplo, o quanto o coletivo é importante na sociedade e o quanto as pessoas podem deixar o egoísmo tomar conta quando se trata de salvar a própria pele.

Além do lado social, as questões técnicas também me chamaram atenção. O roteiro é bem estruturado e os movimentos e ângulos de câmera também pude notar, que foram escolhidos a dedo. O filme trabalha com muitos plano detalhe, o que, para um longa baseado em ação, o diretor com certeza teve um certo trabalho para poder mostrar isso aos espectadores.


Mais do que a história, ou a temática que têm atraído cada vez mais fãs - vide séries como The Walking Dead que também trabalham com a questão da sobrevivência associada a epidemia de zumbis, Invasão Zumbi deve ser assistido como forma de conhecer mais o trabalho do cinema coreano – que é tão pouco conhecido e valorizado no Brasil - e, para assim como eu, quem tem preconceito com obras que abordam apocalipse zumbi, poder perdê-lo e dar uma chance.

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. eu vi o trailer desse filme numa das ultimas vezes que fui ao cinema e como gosto de historias de zumbis super me interessei

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Ai eu também sou meio preconceituosa com esse gênero de filmes. Sou meio medrosa na real hahaha mas logo lembrei do meu namorado, que AMA esse tipo de filme. Vou mostrar a resenha pra ele x)

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba, parece ser interessante. Só de ler, deu vontade de assistir. Confesso que não sou muito fã de filmes assim também, preciso quebrar o meu preconceito igual a você! rs Estou seguindo e já amei.
    Pode me visitar? Voltei com meu blog. <3
    Beijinhos de luz,
    http://www.sonhosde-primavera.com/

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito desse tipo de filme... muito boa indicação.
    Verei.

    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, que legal! Eu não tenho preconceito com filmes do tipo (aliás, tem alguns que adoro), mas, nos últimos tempo, apareceu tanta coisa estranha por aí que é difícil mesmo não ficar com o pé atrás. Já li tanta coisa positiva desse filme que estou curiosíssima para assistir!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua resenha, parece que você se surpreendeu mas não disse se gostou...
    Vou vê se consigo assistir, pois se for assustador eu desistirei. haha
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir