Competição e suspense em 'Demônio Neon'

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - fevereiro 03, 2017

Opa! Tudo bom? Hoje a Elisa trouxe a resenha do filme 'Demônio Neon' (The Neon Demon), uma obra bem doida e diferente. Confiram!

Demônio de Neon é um filme de 2016, dirigido por Nicolas Winding Refn, já conhecido por dirigir o filme Drive. É um filme alternativo protagonizado por Elle Fannning. O diretor defende sua obra como sendo uma comédia/terror, eu não consegui enxergar por esse ângulo, acho que é mais um suspense. O que tenho para afirmar é que: não é um filme fácil de se assistir, merece uma paciência e uma sensibilidade para questões mais técnicas.


resenha the neon demon

O filme tem como protagonista Jesse (Elle Fanning), uma menina do interior que decide ir para a cidade grande em busca de um sonho: ser modelo. Porém nada vai ser fácil para ela, ainda mais no mundo da moda, onde a competitividade entre as modelos é algo surreal, e Jesse começa arrecadar - devido a sua beleza natural, inimigas que querem tirar o lugar que ela esta prestes a tomar e talvez até reinar. Isso é bem retratado no filme, acho que essa é a essência que Refn quis que o espectador captasse. Claro que essa narrativa já é repetitiva e cliché, não é uma história inédita ou original. Achei que o roteiro é bem fraco em termos de história e narrativa, o que deixa a desejar. São poucos os diálogos e o filme tem um andamento lento, eu diria que em questões linguísticas, é bem superficial.

resenha neon demon

Mas não são somente os pontos negativos citados acima que fazem parte!

O filme tem uma fotografia extremamente bonita, ele me ganhou pela estética, bem marcante e construída. Além da fotografia, os planos usados pelo diretor também merecem destaque, ele utiliza muito um jogo de luzes, que deixa tudo bem interessante e acaba compensando o roteiro fraco, assim como a trilha sonora, que para compor a história da protagonista, traz elementos sombrios e dramáticos em forma de som. Outra coisa que também é um ponto positivo, é o fato do filme lidar temas fortes como canibalismo, nudez e necrofilia, que se aliam com a narrativa com o fim de deixá-la menos tediosa e até deixá-lo mais perturbador.



Usando esse tema da competição entre modelos pelo mundo da moda, aborda os excessos da indústria da beleza e faz uma crítica, usando a protagonista como ponte para mostrar até onde se pode chegar para conquistar uma carreira de sucesso e por uma perfeição estética. O próprio filme, rico esteticamente já pode ser usado como metáfora para essa crítica do estético ser tão importante socialmente. O filme ganha na estética assim como sua protagonista, que só consegue crescer no mundo da moda graças à sua beleza.




  • Share:

You Might Also Like

23 comentários

  1. AMO Drive e adorei essas fotos e td a estética do filme, com certeza ja quero ver!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo assistiu esse filme e disse a mesma coisa em relação ao roteiro ser fraco, mas disse vale a pena assistir mesmo assim, pela fotografia e todo o resto que compõe o filme. O trailer me instigou muito! Já quero assistir. Gostei da resenha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  3. imagens fantásticas! quero muito ver!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nunca tinha ouvido falar de nenhum desses filmes. Mas parecem ser ótimos! Vou assistir.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curioso quero assistir

    Bejinhos

    Coisasdasann.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha. Obrigado pela dica ♥
    https://boadebatom.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha esse filme parece ser bom depois vou ver se assisto ele bjus 😉

    ResponderExcluir
  9. Vou procurar para assistir, fiquei curiosa para ver!

    ResponderExcluir
  10. Amo filmes, mas não sou fã de terror ou suspense e mesmo assim sempre que posso me arrisco a espiar um ou outro. O trailer que você apresentou é muito bom e as imagens assim como as fotos apresentadas tomam minha atenção...adorei

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse filme e também não é o tipo de filme, que eu gosto de assistir. Mesmo assim, eu poderia dar uma chance ao longa porque eu gosto muito da atriz que protagoniza essa história.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse filme seria um puta thriller psicológico se tivesse um roteiro completo, o que me deixou meio decepcionada, pq o diretor e roteirista são mt bons e poderiam ter feito algo rs A direção do arte do filme é realmente linda e o que mais gostei é que tenho uma amiga modelo e por tudo que ela me conta, ela disse que a competição é bem assim.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei, fiquei bem curiosa! Coloquei na lista de filmes para ver :)

    Beijos,
    Bela com batom

    ResponderExcluir
  14. Fiquei bem curiosa com esse filme. O universo das modelos é algo que eu definitivamente odeio, e adoro filmes que criticam o mesmo. E também me interessou muito os outros temas abordados no filme.

    Bites!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Aprendi a gostar de cinema alternativo por causa do meu namorado desde então eu prefiro mil vezes aos filmes mais populares e atuais!
    Não tinha ouvido falar desse, mas com toda certeza vai pra minha lista pra assistir!
    Amo o mundo da moda, parece ser bem legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Gosto de descobrir filmes interessante. Esse apesar de um pouco clichê, parece suprir a necessidade de uma ousadia cinematográfica. A fotografia realmente é bem trabalhada e muito bonita. Vou assistir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Uau! Amei só pelo poster e pelo nome do filme! Já quero assistir, obrigada pela indicação! Beijos

    ResponderExcluir
  18. O que foi ESSE TRAILER? Fiquei com muita vontade de assistir. Confesso que não tinha ouvi falar desse filme ainda e o que me atraiu para ler o post foram as imagens do filme, que são incríveis né? A história em sim parece ser bem clichê, uma menina de cidade pequena que se muda para a cidade grande a fim de ser modelo. Mas o que me chamou a a atenção foi quando você mencionou que aborda alguns temas mais fortes. Fiquei até com um pouco de receio por envolver canibalismo e necrofilia, sou meio sensível haha Mas vou assistir mesmo assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o filme e nunca tinha ouvido falar eheheh E parei na postagem porque as imagens me chamaram a atenção. Acho que o roteiro deve ter um quê de sutileza para contrastar com o apelo que ele deseja fazer. Fiquei super curiosa pela trama, que envolve os elementos que você disse de canibalismo, necrofilia... adoro ver esses elementos polêmicos (e por isso assisti recentemente Santa Clarita Diet - série da Netflix que traz canibalismo e outras críticas sociais de um jeito bem diferente. Se você curte, sugiro que veja também!).
    Vou procurar para assistir! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  20. Eu não conheço esse filme não, mas fiquei curiosa para saber de todos os detalhes.

    ResponderExcluir
  21. LOL que filme é esse mulher? gentem como de sonho de ser modelo o filme vai pra necrofilia, canibalismo '--' to chocada e curiosa kkk mas acho que não tenho estomago.

    ResponderExcluir
  22. Menina tô mega curiosa para assistir depois da sua resenha, parece ser bem interessante e eu ainda não assisti nenhum filme nesse estilo, será uma novidade.
    Beijos Lindona

    ResponderExcluir
  23. Eu penso que os filmes são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de O Demônio de Neon imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, Pessoalmente eu irei ver por causo do atriz Abbey Lee, uma atriz muito comprometida (pode ver os Melhores Filmes 2017 para Eles são uma ótima opção para entreter), além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo. Não posso esperar para ver a nova temporada, estou ansiosa.

    ResponderExcluir