Resenha do filme 'Maria Antonieta'

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - março 11, 2017

Opa! Tudo bom? Hoje a Elisa trouxa a resenha do divertido e controverso 'Maria Antonieta', de 2006 e dirigido por Sofia Coppola!

resenha do filme

Maria Antonieta é um dos meus filmes preferidos por justamente falar da rainha da França do século XVIII e por ser dirigido por Sofia Coppola, que fez um ótimo trabalho com esse filme. Apesar de se tratar de uma narrativa histórica, pois narra a vida de Maria Antonieta desde a chegada na corte francesa até sua morte sendo guilhotinada na Revolução Francesa, Coppola conseguiu contar tudo isso de uma forma jovial, moderna, fascinante e glamourosa como Maria Antonieta deveria ser em vida. O filme é protagonizado por Kirsten Dunst, que está perfeita em seu papel como a rainha da França. 

Acompanhamos a jornada dessa controversa figura histórica desde quando ela, com 14 anos sai da corte austríaca e se muda para Paris para se casar com o príncipe Luis XVI, passando por seu relacionamento conturbado com ele, e seu desajuste e solidão dentro da corte, que era recheada de regras e tradições nas quais ela não se encaixava. Além disto, ela enfrenta as constantes pressões para gerar um herdeiro da linhagem real e assim, sustentar a monarquia. 

resenha do filme

"Maria Antonieta" também mostra o lado mais clássico da sua história, pelo qual ela ficou famosa e que gerou sua morte: sua vida ser regida por muitas festas e gastanças com roupas, sapatos e lazer. Tudo isto era bancado com o dinheiro que deveria servir para satisfazer a necessidade da população, que aliás era sua constante despreocupação com a situação política da França, não podendo assim, atuar como uma verdadeira rainha que serve o seu povo, gerando o ódio da população.

Sofia Coppola conseguiu traduzir em 'Maria Antonieta' todas estas situações. O roteiro é bem adaptado e organizado, já que se trata de transpor em audiovisual fatos históricos, o figurino é impecável e maravilhoso, consegue manifestar através de todo o pano utilizado toda a personalidade da rainha, que vai de inocente e frágil - detalhe para as cores claras e em tons pastéis, à sedutora e manipuladora – cores escuras e tons quentes, o figurino conseguiu extrair as facetas de Maria Antonieta.


A trilha sonora também é bem diferente e muito legal, já que Coppola optou por dar uma aura mais moderna – temos uma música do The Strokes como plano de fundo para uma determinada cena. A fotografia é incrível, sempre focando em detalhes e fazendo composições lindas de ambientes internos e externos, além, claro, da direção de Sofia Coppola que conseguiu unir isso tudo e fazer do filme um marco contemporâneo.


  • Share:

You Might Also Like

26 comentários

  1. Assisti há um tempinho. Gostei bastante do filme. Sou completamente apaixonada por esses filmes que se passam em outras épocas.
    Ótima resenha. Beijos, Carol. <3

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por filmes históricos e por incrível que pareça, não sabia desse. Já vi outras versões em filme, mas como você mesma mencionou, filme histórico as vezes cai na chatice se não for bem feito, esse no caso, me pareceu muito interessante e eu vou caçar pra assistir! Se rolar fazer mais postagens com indicações de filmes assim eu ia adorar ler! Beijooos!

    Traveling Feathers
    escrito por Mary A.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei a resenha ♡ vou procurar pra assistir , parece ser bem legal !

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é antigo, só não me lembrava que era de 2006. Não cheguei a assistir na época, mas hoje acho que assistiria, tenho outra cabeça e mais meios que antes eu não tinha. Adorei ver o trailer, confesso que antes da sua resenha pensei que fosse de outro jeito sabe, acabei me surpreendendo. Quando acalmar as coisas por aqui e essa net carroça melhorar quero assistir.
    bj
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Eu nunca assisti esse filme, mas agora fiquei com vontade de ver. É engraçado porque de alguma forma sempre vou ver a Kirsten como Mary Jane rs ainda assim pelas fotos que ja tinha visto do filme ela está linda! Vou assistir!

    Um beijo!
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    nossa que eu não assisti esse filme, deve muito bom o filme, a atriz é maravilhosa mesmo.
    Sera que tem NETFLIX riso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa já escutei falar sobre o título do filme, nunca vi nada sobre ele mais a fundo, gostei de saber mais *-* muito obrigada!!!

    http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma queda por esses filmes de época! Acho tudo bem magnífico, seja os figurinos, como a trilha! Me encantei com a resenha e com o filme!

    Beijo ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti a esse filme mas não gostei tanto, preferi um outro da Maria Antonieta que está no Youtube...eu não curto a história dela e das duas vezes que estive em Paris preferi passar beeeem longe de Versalhes, hahaha.

    ResponderExcluir
  10. Sabe que eu nunca me interessei em ver esse filme? Sempre passava por ele e não tinha vontade de assistir, mas agora que li sua resenha e vi o trailer fiquei curiosa! Não tenho muito conhecimento sobre esta parte da história de Maria Antonieta, então com certeza quero colocar em dia. Muito obrigada pela dica! Espero que tenha no now da net ou na netflix hahah beijinhos :)

    www.soltavoz.com

    ResponderExcluir
  11. Esse filme sempre me chamou atenção, mas ainda não tive oportunidade de assistí-lo. Gosto muito de filmes de época que retratam de alguma forma a vida de personalidades históricas.
    Amei sua resenha, deixou-me com mais vontade de assistir rsrs
    Beijos
    http://esmaltolatrasporopcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É a primeira resenha que vejo desse filme e simplesmente ameiiii, Já vi esse filme e gostei bastante e realmente a trilha sonora é bem diferente o que deu um toque a mais no filme.
    Abraços e Sucesso!
    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar sobre esse filme, até agora. Gosto de filmes do gênero e fiquei curiosa. Parabéns pelo post muito bem elaborado!

    www.blogrememberdecember.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu já assisti o trailer desse filme e fiquei doida para assistir.
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade, mas só de ver a sua resenha já fico com mais vontade

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Já comecei a assistir esse filme diversas vezes mas nunca consegui terminar rs Pelo pouco que assisti pude perceber que a fotografia realmente é incrível. O cenário, o figurino, as locações, tudo de época me encanta. Adorei a indicação. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  16. Eu simplesmente amo esse filme, a Kirsten Dunst ficou perfeita no papel ❤ e a fotografia realmente ficou incrível! Amei a sua resenha ❤

    ResponderExcluir
  17. Nunca assisti o filme, mas li sobre a história de Maria no colégio. É encantadora e intrigante.

    ResponderExcluir
  18. Oi Elisa! Esse é um filme que está na minha lista faz tempo. Pelo trailer a atriz parece estar ótima no papel e a história de Maria Antonieta é incrivel, acredito que o enredo deva prender bastante. Excelente analise!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti esse filme a primeira vez na faculdade ainda e depois disso ele se tornou um dos meus filmes favoritos. Eu amei demais como a Sofia dirigiu o filme.
    Engraçado como eu sempre odiei a Kristen pelo papel dela de Mary Jane em homem aranha, mas meo deos nesse filme ela está maravilhosa e a atuação dela é impecável.


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  20. Só pelo trailer já bateu a vontade de assistir ♥ Filmes de épocas são sensacionais

    ResponderExcluir
  21. Eu amo esse filme! O figurino é impecável!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  22. Eu já tinha ouvido falar desse filme, vi certa vez também que no filme a diretora coloca um all-star no quarto de Maria Antonieta para dar a ideia de jovem mesmo. Fiquei ainda mais curiosa sobre o filme.

    Até mais!
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não tinha ouvido falar desse filme, mas gostei muito da sua resenha e do trailer, sem contar que ter the strokes já ganha um pontinho a mais né? Já coloquei na lista para ver!

    Beijos,
    Amanda.

    • http://explorar-te.blogspot.com/ •

    ResponderExcluir
  24. Amo esse filme, lembro da época que foi lançado (a velha). Amo a fotografia, os figurinos, a trilha sonora, maquiagem. Tudo <3

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu assisti a esse filme há um tempo, fiquei fascinada com a fotografia dele, as cores e as composições são excelentes, e a indumentária é invejável *-*
    Achei que foi um filme mais visual do que histórico em si, porém amei mesmo assim!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  26. Meu filme preferido!! Desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood, como Jamie Dornan. Eu gostei e você? Me surpreendeu o ator. seu trabalho é excelente como neste filme. Sigo muito os filmes com jamie dornan, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. O vi recentemente em Meu Jantar Com Hervé, e recomendo, o êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Foi o meu filme preferido.

    ResponderExcluir