Resenha: Tomboy

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - março 03, 2016

Opa! Estamos de volta! Hoje a Elisa traz uma resenha do delicado filme Tomboy.


O filme francês dirigido por Céline Sciamma e estrelado por Zoé Heran, trata de um tema delicado e que tem gerado muitas discussões e críticas: a diferença de gêneros e a sexualidade entre as crianças. A diretora consegue trazer a crítica desse assunto tão em voga hoje de uma forma delicada e fácil de se entender.

Laure (Zoé Heran) é uma menina que vive em perfeita harmonia com seus pais e sua irmã mais nova Jeanne. Porém, ela não se veste que nem uma menina, usa roupas largas, cabelo curto e gosta de brincar com os meninos. Aliás, fica bem claro que ela se sente como um menino. A família se muda para um novo bairro e Laure passa a ter a identidade de um garoto, ela mente para os novos amigos e diz se chamar Michael. A mentira dura um bom tempo, pois o diferencial deste filme é a idade da protagonista: 10 anos, ou seja, ela passa claramente por um menino, pois seu corpo ainda não está formado totalmente, o que chega no início da trama até confundir o espectador.


O filme é esteticamente muito bonito, simples, e com andamento lento, mas que prende a atenção por querermos saber até que ponto e como vai se desenrolar a mentira sobre Laure ser um menino diante dos novos amigos. Ela vai ter que ir contornando as situações que surgem para sustentar a mentira e com isso vemos o quanto é complicado para uma criança lidar com a sua própria sexualidade.


A delicadeza de como o assunto é tratado é o que eu mais gostei desse filme, pois ele mostra de uma forma extremamente inocente que as crianças também tem dúvidas sobre a sua sexualidade e como isso é encarado por elas. Por fim, é um filme que desafia o conceito de gênero, que desafia o masculino e o feminino, que desafia essa construção feita pela sociedade.




  • Share:

You Might Also Like

26 comentários

  1. Faz tempo que fico olhando para o cartaz desse filme no netflix, mas no final, acabo escolhendo outra coisa para assistir Achei interessante o modo com que o filme abordou um tema delicado como esse e que, como você mesma falou, é tão real na sociedade. Acho que vou parar de adiar e assisti-lo da próxima vez :)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Nossa! Assisti esse filme semana passada, por sinal está na pauta do blog para crítica.
    Eu achei ele muito bacana, a forma de tratar a sexualidade e a delicadeza. Muito amor <3
    Beijos
    http://meroodetalhe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse filme! Concordo plenamente, é um assunto sério sendo tratado uma delicadeza e uma sutileza que até surpreende, acho tão lindo tudo sobre esse filme <3
    Adorei a crítica!
    Beijos!

    www.obstrelando.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha xará hahaaha vou ver esse filme assim que puder!

    Um beijo guria.

    moonheiress.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito curiosa com a temática desse filme, ainda mais depois de assistir o trailer e ver que a imagem dele é realmente bonita.
    Que assunto delicado, não? Ainda mais com uma criança. Quero muito assistir. Parece ótimo, emocionante.
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  6. Acho importante ter filmes e livros sobre esse assunto né?As pessoas ainda acreditam que seja uma "modinha".
    Adorei a indicação.Vou procurar para ver :)

    beeijão
    <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da dica. A temática é forte, interessante e importante.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa. Nunca entendi o que acontece com uma criança, o que se passa na mente, quando ela se sente assim. Vou assistir!

    www.pausaproretoque.com

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito fã de filmes, prefiro os livros, mas este me chamou atenção. Parece ser ótimo. Um assunto que já é delicado para adolescentes e adultos, imagina para uma criança? Já anotei o nome para assisti-lo.

    Beijos,
    Jú.

    http://juliafloresblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma obra incrível! É um assunto que devemos MESMO aprofundar, nos livrando de preconceitos e elevando nossos lados humanizados e respeitosos. O fato de abordar com uma criança parece intensificar as críticas sociais ainda mais. Estou louca para conferir. Adorei a indicação!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um filme lindo, ainda mais por tratar-se de um assunto que ainda é delicado e visto com maus olhos por muitos. Adorei a resenha!

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas agora estou muito curiosa.

    Beijos,
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha ouvido falar dele mas achei interessante.
    Bjs

    Achados da Mila

    ResponderExcluir
  14. Parece um filme bem interessante, enredos com essa temática com protagonistas crianças acaba chocando um pouco o público mais conservador, você já assistiu Minha vida em cor de rosa? É bem interessante também.
    Adorei o post!

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Fiquei tão curiosa! Parece ser um ótimo filme!
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderExcluir
  16. Oi, Elisa!
    Eu não sabia desse filme, mas achei bem interessante o tema abordado. Vou dar uma fuçada na netflix pra ver se tem por lá.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  17. Tua resenha me despertou muitaaa curiosidade.
    Vou pesquisar pra assistir. Deve ser incrível.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  18. Isso me faz lembrar a filha da Angelina Jolie e Bradd Pitt que está passando por isso. Eu sempre já tinha ouvido falar de crianças que nascem de um sexo, e senti-se com a personalidade diferente do sexo nascido. Acho que uma filha de pessoas conhecidas mundialmente, as pessoas podem ver que isso não é brincadeira, é um assunto sério, que os pais precisam entender os seus filhos. Gostei muito do filme, vou procurar assistir!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Super interessante esse filme, fiquei com bastante vontade de assistir. Gosto bastante de dramas que retratam situações vividas pela sociedade.

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  20. Duds, que filme incrível!! Sério, só pela sua descrição eu já senti a carga de sensibilidade que ele deve ter e quero muito, muito, muito assistir!
    Isso sem contar que, pelo trailer, parece ter uma fotografia maravilhosa. Vou procurá-lo com certeza, já tenho que me preparar pro rio de lágrimas!

    ResponderExcluir
  21. Oi Elisa!
    Não conhecia esse filme, mas agora quero assistir.
    Que bom saber que conduziram esse assunto com delicadeza. Espero que tenham mais filmes sobre ele, pois é um assunto que precisa ser discutido e divulgado.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto de filme francês, mas nesse caso acho que o livro é melhor. deve expor o assunto cam mais detalhes e delicadeza.

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha, me despertou uma vontade enorme de assistir o filme!
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderExcluir
  24. Que carinha triste em alguns momentos em que ele nitidamente se vê diferente dos meninos. Deve ser um filme lindo! Já tinha ouvido falarem super bem dele, mas ainda não tinha visto o trailer. Deu vontade de assistir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Eu nõ to sabendo lidar com essas crianças fazendo papéis tão maravilhoso *O*
    Eu gostei demais desse filme, a realidade do "Michael" é provavelmente a realidade de muita criança por aí
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
  26. Nossa, esse filme é tão maravilhoso! Eu assisti já tem um tempinho e foi uma surpresa bem gostosa. É um tema que ainda precisa muito ser explorado na sociedade. Lindo!

    Beijos,
    http://www.maleando.com.br/

    ResponderExcluir