Apreciar Arte: Criando Aquarelas

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - junho 23, 2016

Opa! Hoje no “Apreciar Arte”, Izabella nos explica e mostra como ela faz seus trabalhos incríveis :). 

Olá! Vou contar um pouquinho de como faço para aquarelar.  Para quem ainda não conhece, sou colaboradora aqui  do blog da Duds onde falo sobre arte. Trabalho com ilustrações, então vivo rabiscando por aí e mostro sempre minha artes no instagram @cordeiroilustra e no meu blog


Com a ideia da Duds sobre o tema Aquarela, surgiu essa ilustração de uma fada que batizei de “Asas da Lua” e vou mostrar pra vocês como fiz. Claro que este post não é para você aprender a aquarelar e sim mostrar um pouco um dos meios de fazer. Vamos lá! Antes de tudo, vou falar dos materiais básicos que costumao usar. Eles são ótimos para quem é iniciante, não pode gastar muito e quer ter um resultado bacana na hora de aquarelar.

Do Papel:
Uso da linha Canson. Alguns são bem carinhos e são os que mais gosto, porém tem uma salvação: o bloco Canson 300g Aquarela está em torno de 20,00R$ e é ótimo para aquarelar à vontade e com bastante água e bastante tinta!

Ah Iza, não posso aquarelar com outro papel mais fino? No!

A aquarela requer um papel resistente, caso contrário ele vai rasgar, soltar pelinhos, enrrugar e estragar seu desenho.

Da Aquarela:
Também uso algumas mais caras, porém existem as bisnagas da Pentel que são maravilhosas! Sim, bisnagas. Não gosto do lápis de cor, a não ser para fazer algum contorno (que mesmo assim não os uso). As tintas dão uma intensidade na cor que os lápis não tem.

Do Pincel:
Qualquer um que você tiver aí que seja de seda molinha e ponta final! Eu não costumo usar muita variedade no pincel, tanto que nessa ilustração que trouxe para vocês, estou usando todos os itens que citei acima e somente um único pincel.


Depois do rascunho bem clarinho, (evitando erros pois o uso da borracha desgasta o papel e faz a tinta não fixar) costumo usar água antes da tinta. Sim, eu passo água em toda região que irei colorir e depois vou plaicando a tinta. Para fazer a pele uso a aquarela com bastante água, além da água do papel, pois assim ela desliza melhor e não fica muito escura.



Com a tinta ainda molhada aplico outras tonalidades de cor, assim ela mistura com facilidade fazendo um degradê super fofo. Vou fazendo isso em todo desenho.



Após secar, continuo aplicando mais tonalidades de cor, aonde  quero que fique mais escuro, ou mais claro. Quando a tinta já está seca, ela não se mistura mais, fica por cima. Caso você tente misturar a tinta depois que ela secar, vai sujar seu papel e rasgar a folha, ou danificar a imagem. Então, após a tinta secar, as cores aplicadas ficarão por cima, mas nada impede de espalha-las bem.



Para fazer o fundo preto, usei mais tinta do que água, uma técnica seca. Com bastante tinta no pincel e uma pitadinha de guá, fui espalhando e fazendo esse degradê na parte de baixo da folha. Para finalizar, usei uma canetinha banca chamada Posca, que por sinal é maravilhosa, além da nanquim para pequenos detalhes pretos.



Arte final:

Adoro usar muita mistura de cor, gosto do aspecto marcado que a aquarela deixa. Espero que vocês tenham gostado do meu jeitinho de aquarelar, claro que exitem muitas outras técnicas, e costumo variar dependo do desenho. Caso queiram dicas, mais tutorias específicos, duvidas, curiosidades ou sei lá ais o que, só deixar aí os comentários que vou adorar responder! Ah! Para quem gostou do meu trabalho, vem conhecer o Padrim e minha Loja Virtual

Abraços e até a próxima!

  • Share:

You Might Also Like

49 comentários

  1. Olar! Eu acho lindo aquerelas, estão criando um amor muito grande por essas cores, principalmente em tatuagens. Você explicando e mostrando dá para perceber que pode não ser tão complicado, mas acima de tudo tem que ter talento, né? USHUSHU eu por exemplo, iria fazer uma grande bagunça. Eu adorei essa da menina, muito lindo, parabéns <3
    BEIJU!

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, realmente aquarelas são belas! Eu sou apaixonada e fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  2. Meu Deus! O: Iza, você é uma artista de mão cheia em? haha A fada ficou linda. Estou super encantada. Queria ter esse talento todo e paciência também. Parabéns pela bela arte e pelo post super elaborado. Gostei muito.
    Já vou correndo conhecer a lojinha! <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. eu queria te esse dom, pra pintura e desenhos, no máximo que consigo e uma boneco de palito hahah AQUARELAS <3 ah iza posso fazer na folha A4 kkkkkk brincadeira eu sei que não. beijos

    ResponderExcluir
  4. Desenhos em aquarela são meus preferidos de todo sempre!
    Tem um jogo que joguei, posso considerar que é um dos meus preferidos, se chama Child of Light, o desenho dele é todo feito em aquarela! Sou apaixonada por ele! Mas dom pra desenho/pintura, nao tenho nenhum! =(

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  5. Uma das coisas que sonho em aprender a fazer <3 eu to muito apaixonada pelo que você fez, ficou mais que lindo. Quero mais posts assim, amei ler esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Isa!!! Posso preparar mais coisas relacionadas a aquarela sim!

      Excluir
  6. UAU! Sou apaixonada por aquarelas e acho que quem sabe fazer tem um talento incrível (visto que nem meus bonequinhos de palito ficam bonitos kkkk)


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  7. Izabela, fiquei apaixonada pelo seu trabalho, que coisa mais linda! Morro de vontade de aquarelar, quem sabe com tua ajuda não consigo alguma coisinha. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, super explicativo. Queria fazer pinturas em aquela tão bonitas assim. *-*
    Beijoos

    http://luddzilla.com

    ResponderExcluir
  9. Menina que talento, confesso que pintas de aquarela era minha atividade favorita quando queria desenhas, faz muito tempo que não pinto, esse post me lembrou a infância :)

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, muito amor por esse post! Eu sou apaixonada por aquarelas, queria ter esse dom. Parabéns ❤️

    ResponderExcluir
  11. Que lindo!, Adoro o estilo aquarela tanto em quadros como em outros tipos de trabalho, tanto que os primeiros layouts do blog foram em estilo aquarela, acho que fica algo leve e clean ao mesmo tempo se bem usado.
    O desenho ficou lindo!

    ResponderExcluir
  12. Lindo trabalho, Isabella. Parabéns <3
    Eu ainda estou aprendendo a utilizar as técnicas de aquarela =)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Se tiver dúvidas só falar comigo que tento ajudar!

      Excluir
  13. meu deus que coisa linda!! morro de vontade de aprender a fazer aquerelas, acho maravilhosas!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha visto post parecido. E AMEIIIIII ❤️ Que maravilhoso tudo isso. Sou apaixonada por artes e principalmente a historia de tudo o que a gente usa para isso. No blog sempre tento falar sobre a historia dos objetos e nao so dos objetos em si. Ta ai o motivo de ter me apaixonado pelo post. Parabens pelo blog amei tudo ❤️ Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bacana! Fico muito feliz que tenham gostado do post!!! Espero ter ajudado um pouco.

      Excluir
  15. Amei teu post! Muito lindoooooo! Eu queria ter esse talento.rsrs Até pensei em fazer pintura em tela, mas acho que só ia sair pintura abstrata mesmo, mas diante da crise tive que adiar.
    Amo arte, teu post foi arte pura e muita beleza.
    Sem palavras... Parabéns!
    bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  16. Sou completamente leiga no assunto e foi ótimo poder aprender um pouco! Seus traços e cores são lindos! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  17. Uau... Ficou maravilhoso!

    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adoro a arte como um todo. A sutileza e leveza da aquarela é tão impactante visualmente, parece uma poesia que saiu para brincar com a água, pincel e papel. Seu desenho ficou místico e as cores e traços transmitiram a beleza feminina no seu interior traduzindo a força, a coragem e liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  19. AMO aquarela! Adorei seu trabalho, muito lindo! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Gente, to apaixonada pela ilustração! e não conhecia você menina, vou agora babar no seu instagram hahahahha achei as dicas ótima, acho que muita gente fica com essa impressão de que não quer gastar muito para aprender a aquarelar, porém se não comprar os materiais certos, vai ficar esquisito né? e gastar uns reais a mais, vale a pena, porque são materiais pra vida. eu já tentei mexer com aquarela, porém vi que não tenho jeito mesmo, sou mais do design no pc ahahhaha olha, a ilustração final ficou maravilhosa <3 <3 apaixonada!

    beijos :*
    japon.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maíra!
      Acredito que os materiais ajudam muito, os que eu falei acima são os mais em conta e de boa qualidade para quem quer começar!

      Excluir
  21. Gente, que coisa mais linda! ♥
    Amo essa arte e adoraria aprender, mas sei que não levo jeito kkk. Amei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ah MEU DEUS que coisa linda ♥ Sou apaixonada por desenho, e aquarela é uma das técnicas que ainda ando lutando para conseguir aprender rs. Requer um tantinho mais de paciência, cuidado e entendimento mesmo, mas deve ser incrível poder ver o trabalho prontinho e todo bonitinho ♥

    ResponderExcluir
  23. Sua aquarela ficou linda! Parabéns *_*
    Adorei as suas dicas <3. Queria muito começar a fazer aquarelas, mas ainda não encontrei um loja que venda esse tipo de material :p
    Beijos ❤️

    ResponderExcluir
  24. Eu amo aquarela *_*
    O trabalho ficou lindo..

    ResponderExcluir
  25. E esta ilustra então, que linda!
    Eu não sabia como pintava com aquarela e sempre fui curiosa com isso haha adorei! Muito bem explicado e seus desenhos são maravihosos!
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  26. Que coisa mais linda! Quando estudei materiais e técnicas na faculdade tive muuuita dificuldade com aquarela no início, mas depois acabei pegando no jeito... Só que no meu caso nunca foi um trabalho de produção da obra assim, então está longe de ser a mesma coisa, e se passei pro um processo longo desse imagino o quão trabalhoso é chegar no nível dessa pintura MARAVILHOSA! Arrasou, amei demais!

    ResponderExcluir
  27. Incrível! Ficou maravilhoso! Vou até enviar seu post pra uma amiga minha que manda muito bem nos desenhos. Sabe, às vezes bate inspiração em mim e eu faço sáscoisas também! Mas não chega nem aos pés do seu ahahahah o máximo que fiz na realidade, foram quadrinhos e poesias pro meu namorado, que usei tinta de tecido molhada em água para colorir. Lindo blog <3

    Sucesso! Beijos, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Uaau, amei, que talento. Acho lindo pinturas em aquarela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Que talento, moça! Suas dicas são ótimas, mas a pessoa descoordenada aqui não tem noções pra arte. Hahaha
    Sou apaixonada por aquarela, e sua pintura ficou muito linda. Parabéns! <3

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
  30. Olá Izabella, tudo bem?
    Que trabalho mais lindo! ♥ Seu post ficou bastante explicativo e ótimo para quem deseja aprender um pouco mais sobre aquarela. Uma coisa que me chamou bastante a atenção foram as cores que você utilizou no desenho: Lindas demais! Deixaram ele incrível!
    Beijos :*

    www.midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby! Que bom que gostou, eu costumo misturar muitas cores da mesma tonalidade, adoro manchas em aquarela e acho que o resultado fica bacana!

      Excluir
  31. Que trabalho incrível, Izabella! Além de todo o desenho, babei nesse fundo... Como não borrar??? Se fosse eu teria feito uma lambança! hahahaha
    Aquarela é uma técnica linda demais. <3 Fiquei apaixonada pelos detalhes do rosto e dos fios de cabelos da fada... Um arraso!
    Adorei as dicas sobre quantidade de água e tinta.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais, existem produtinhos que vc pode usar por cima do desenho que não deseja colorir, assim pode aquarela a vontade, é como se fosse uma cola protetora, aí depois vc arranca ela e pinta normalmente, mas eu vou na base do cuidado mesmo rsrsrs.

      Excluir
  32. Uauuuu!!! Muito talento!!! Parabéns pelo post!
    Um excelente final de semana!
    Bjs,
    carolnagliati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Que trabalho maravilhoso.
    O posts ficou muito bem escrito, super detalhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Larissa! Achei que poderia estar confuso, tentei ser bem clara.

      Excluir
  34. Sou apaixonada por esses efeitos aquarelas, mas nunca fiz! Não encontro nem um dos produtos aqui na minha cidade, e eu teria que aprender ainda :( Entretanto, sou muito fã de quem faz pinturas em aquarela, e você tem um talento e tanto ♥♥
    Beijão

    ResponderExcluir
  35. Sou leiga no assunto, mas posso afirmar com toda a certeza que SEU TRABALHO É MARAVILHOSO! Você explica tudo direitinho e em cada parágrafo do post deu pra notar o quanto você gosta e entende do assunto. Não conhecia a arte de criar aquarelas, e só de conhecer a sua técnica já fiquei bastante curiosa em conhecer outras.
    Beijão

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  36. Olá meninas! Respondi algumas pessoas, mas queria agradecer a todas vocês pelo carinho, fico muito feliz que o post tenha ajudado de alguma forma e que ele não ficou confuso (risos). Qualquer coisa pode falar comigo, pedir dicas ou outros assuntos que queiram saber que ficarei feliz em responder ou fazer um post bacana!

    ResponderExcluir
  37. Sua arte é lindíssima! <3
    A técnica da aquarela é maravilhosa, mas não consigo pegar o jeito, haha. Claro que não tenho pretensão alguma ao mexer com aquarela, só espairecer e me divertir. Vou tentar seguir suas dicas para ver o que sai na próxima tentativa.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  38. Que trabalho perfeito! Adoro aguarelas, mas infelizmente não tenho jeito nenhum para desenhar.
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderExcluir
  39. Que trabalho incrível, meu Deus!!!! Acho a técnica de aquarelado algo incrível. Fiz uma tattoo faz pouquinho tempo com essa técnica e nossa isso aí é talento demais, não é pra qualquer um mesmo não (eu sou um desastre haha)! Parabéns pelo trabalho sensacional ♥

    beijão,
    http://quasemineira.com.br

    ResponderExcluir