Resenha: Edward Mãos de Tesoura

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - agosto 04, 2016

Opa! A Coluna da Elisa hoje traz a resenha de um filme muito querido: Edward Mãos de Tesoura!

Dirigido por Tim Burton (um dos meus diretores favoritos) e estrelado por Winona Ryder e Johnny Depp - aliás, para quem ainda não viu ou não sabe, esse foi um dos primeiros papéis de Johnny - foi um dos papéis que fez a carreira do ator decolar. O filme é de 1990 e trouxe ao público e ao conhecimento dos cinéfilos e críticos o diretor Tim Burton, fazendo de “Edward Mãos de Tesoura” um marco para a história do cinema contemporâneo.


A história se passa em uma cidade no interior da Flórida e mostra o típico “american way of life”, ou seja, o estereótipo do tipo de vida americano claramente explorado pelo diretor que vai desde as casas, carros e estilo igual entre as pessoas até a vida baseada nas aparências. Logo de início, somos apresentados a esse tipo de vida e o cotidiano dos personagens até a chegada de Edward à vizinhança, claramente um ser deslocado daquela realidade.

Edward foi fruto da ideia um inventor que decidiu criar seu próprio filho, porém com as excêntricas mãos de tesoura.O personagem é descoberto por uma das vizinhas e inserido no cotidiano daquelas pessoas da pacata cidadezinha, tendo que conviver com uma realidade dura, artificial e completamente diferente da que ele vinha tendo trancado na torre do castelo do inventor. Ao ir morar na casa da moça, ele acaba descobrindo meios de se encaixar e ganhar a simpatia e aceitação da nova família e é aí que está o cerne da questão do filme.


Toda a obra é uma grande reflexão sobre o poder das diferenças. Diferenças estas, no caso, com a representação de Edward: um homem pálido, desprovido de fala, inocente, que não se enquadra nos padrões da sociedade e tem tesouras no lugar das mãos - o que lhe dificulta, pois não pode tocar nas coisas sem que elas se desfaçam - mas completamente humano como qualquer um daquela pequena cidade, capaz de amar e aceitar. A história também trabalha com o preconceito, sobre o quanto não somos capazes de aceitar o outro porque acreditamos que ele não é semelhante a nós.



Edward Mãos de Tesoura é um filme lindo e encantador, uma fábula do mundo moderno e com uma ácida crítica à nossa sociedade e de bônus uma fotografia linda também e para finalizar: um dos meus favoritos.

  • Share:

You Might Also Like

33 comentários

  1. O filme que me fez conhecer e amar o trabalho do Johnny Depp <3

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  2. Um desses filmes clássicos que SEMPRE dá vontade de rever, independente de quantas vezes a gente já assistiu.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elisa,
    Acredita que nunca assisti?
    Mas é uma história que tenho muita curiosidade de conferir.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o filme e achei teu post excelente. Gosto da Winona Ryder e adoro Johnny Depp, então lembrar de um filme estrelado por esses dois atores sempre é muito bom. Seu post foi muito bem trabalhado. Parabéns! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Bah, eu semore quis ver e nao sei pq ainda nao vi!! Amei sua resenha e os pontos positivos sobre o filme sao inumeros

    ResponderExcluir
  6. É um incrível filme né? Me lembra muito minha infância, pois assisti na sessão da tarde há muito tempo. Quero rever para conseguir perceber melhor essas coisas que você citou na resenha!

    Muito bom <3
    Beijos.
    http://pinguimtagarela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar muito desse filme, mas com a resenha fiquei curiosa e com certeza irei assistir, a história é fascinante e o trailer é muito legal!

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Eu não sabia que esse filme era tão lindo assim! Me encantei por ele ao ler tua resenha!
    Vou procurar para poder assistir!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  9. Quando eu era criança eu adorava assistir esse filme, de querer assistir de novo logo depois. Esse post me fez ter saudade do filme

    ResponderExcluir
  10. Sou fã assumida do Tim Burton <3 ele é meu diretor favorito e muitos dos seus filmes estão na minha lista de favoritos. Mas eu ainda não sei porque não assisti a esse filme :/ acho que foi preguiça, mas, sério, vou procurar por ele no Nerflix esse fim de semana! Sua resenha me deixou encantada *-*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Faz tanto tempo que vi esse filme que já nem sei muito mais da história. No entanto, lembro de alguns trechos e Depp é simplesmente sensacional como em todos os outros papéis que já o vi atuando. É muito legal quando os filmes nos trazem reflexões mesmo que de forma sutil.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bem? Esse é um dos filmes mais antigos que já assisti, ver o início da carreira do John Depp é bem legal. A ambientação, os personagens, a caracterização, tudo foi pensado com muito cuidado o que faz o filme ser sucesso mesmo depois de tanto tempo. Adorei a dica de hoje! Beijos, Érika -.-

    ResponderExcluir
  13. Esse filme é clássico demais. Adoro!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Eu já devo ter assistido esse filme só mais de 300 milhões de vezes e eu não consigo enjoar de jeito nenhum. É com certeza um dos meus trabalhos favoritos do Tim e do Johnny <3

    ResponderExcluir
  15. Acredita qje nunca assisti esse filme? E me sinto péssima porque é, realmente, um filme encantador. Sem falar que o Depp está impecavelmente incrível. ❤ Apesar de não ter assistido, sei que ele arrasou neste papel, ja que é um ator e tanto. Enfim, gostei da resenha. Vou procurar o quanto antes assistir este filme. ❤ Beijos!*-*

    ResponderExcluir
  16. Que lindeza de resenha! Assisti há muitos anos, quando criança, e deu uma louca vontade de ver novamente só para captar essas entrelinhas maravilhosas. Você foi no ponto que mais acho imprescindível para um bom filme: as reflexões e os apanhamentos roteirísticos. Adorei!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  17. Amo muito esse filme ^^ Ele me lembra os filmes da sessão da tarde, dá uma baita nostalgia hihi :33 Adoro a atuação do Johnny Depp nesse filme e toda a mensagem que trás! Amo os arbustos que o Edward faz no filme, principalmente o de dinossauro hehe :33 Tim Burton arrasa sempre né 8D Adorei o post!
    Beijinhos com amor,
    Pequeno Mundo de Sarah

    ResponderExcluir
  18. Affff pra mim Edward Mãos de tesoura é muito maravilhoso! Eu amo muito o Tim e esse e peixe grande pra mim são os insuperáveis <3
    Amei muito!
    :**

    ResponderExcluir
  19. Nossa faz tanto tempo que assisti. Os filmes do Tim Burton sempre me deixam apaixonada.. Essa pegada gótica me fascina 😍 e o Depp como sempre arrasa na interpretação. Deu saudade, vou baixar para ver novamente.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Elisa. Gostei muito da sua resenha! Amar este filme é pouco, porque ele é simplesmente maravilhoso. Um dos meus filmes preferidos, até porque tem o Depp, né? E se tem ele, só por isso o filme já vale a pena kkkk.
    Gostei muito da sua opinião sobre ele.
    Beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente adoro esse filme!! Já vi várias vezes <3

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro esse filme, até hoje fico impressionada como ele fazia aquelas esculturas..rs

    Venho te convidar para o sorteio que está rolando no blog: Ganhe uma 🎁 base da #BareMinerals ou + de 18 marcadores de #livros + um presente surpresa. 📖Só se inscrever e cruzar os dedos. https://t.co/bv2NYuIOqa ✌️

    Beijos, ótima semana!
    www.dreamsam.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. É um clássico que eu não canso de ver!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  24. Nossa assisti tem tanto tempo esse filme que mal me lembrava da história. rs
    beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Um dos meus filmes preferidos ♥
    Amei ver uma resenha dele por aqui!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Esse filme é nostálgico, vira e volta sempre passa na sessão da tarde, né? Depois do post deu até vontade de rever! Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Eu amo esse filme, aliás amo todos os filmes do Burton. Mas o Johnny D. como Edward é magnífico e foi ele quem me fez ficar encantada pela história.

    ResponderExcluir
  28. Que nostalgia maravilhosa.
    Já assisti umas 100 vezes e toda vez que eu assisto, eu choro.
    Filme do meu coração.

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
  29. Ah, que saudade de ver esse filme! Eu amo os filmes do Tim Burton, e Edward é um clássico. Traz uma reflexão com ele, nos faz pensar sobre respeitar as diferenças.
    Adorei relembrar!
    Beijos
    http://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii, eu sumi, mas voltei! Sinto uma saudade imensa desse filme, é maravilhooso. Já assisti várias vezes, porém nunca me cansei. Compensa!

    Beijo <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  31. Esse filme é atemporal! Me emociona de uma forma que eu não consigo descrever em palavras. "Edward Mãos de Tesoura" é aquele tipo de filme que te marca profundamente! Sua resenha Elisa, conta muito bem a mensagem passada - trata de um assunto completamente vigente e extremamente importante para a sociedade, destaca elementos poderosos do filme como a fotografia :) enfim, amei a análise e ainda me trouxe uma nostalgia boa sabe?

    Mandou muito bem mesmo!

    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
  32. Ai como eu amo esse filme!!! Também amo o Johnny e o Tim, são dois artistas maravilhosos!!
    Amei o post!!

    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  33. Ahhhh esse filme <3 assisti de novo recentemente e fui me apaixonando ainda mais!

    beeeijo :* Já fomos legais

    ResponderExcluir