Resenha: Cisne Negro

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - setembro 16, 2016

Opa! Tudo bom? A Coluna da Elisa hoje traz a resenha de um dos meus filmes preferidos: Cisne Negro.

cisne negro poster

O filme estrelado por Natalie Portman (uma das minhas atrizes favoritas) é de 2011 e é dirigido por Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho). Cisne Negro é um drama/suspense que prende o espectador do início ao fim. Mais do que um filme sobre o árduo universo das bailarinas, é também sobre os efeitos psicológicos de quem busca por perfeição. Um filme sobre paranóia.

Intenso desde as primeiras cenas, Cisne Negro tem como narrativa a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina de Nova York que mora com a mãe - superprotetora e ex bailarina frustrada - e sofre a pressão de sempre ter que alcançar a perfeição. Às vésperas de lançar o balé de "O Lago dos Cisnes" de Tchaikovsky, a companhia pela qual Nina dança faz audições para escolher o elenco que irá dançar na peça e testa todas as bailarinas para ver qual fará o papel de rainha dos cisnes, ou seja, ser a protagonista interpretando o cisne negro e o branco.

natalie portman cisne negro

Tendo Nina como a escolhida, ela começa a ensaiar arduamente e ser duramente criticada pelo diretor da peça. E é aí que a paranóia que falei anteriormente se destaca. Nina começa a vivenciar momentos de insanidade, sempre buscando pela perfeição e por atingir a expectativa do diretor da peça - que espera que ela se entregue ao máximo às personagens. O filme explora com habilidade a entrada da personagem Nina num ciclo de histeria e loucura, deixando o espectador intrigado. Entramos dentro do inconsciente de Nina, nos seus delírios e o diretor faz com maestria os questionamentos sobre o que é real e o que é invenção e ficção da personagem.

Outra coisa bem marcante no filme é a presença da relação de Nina com ela mesma, ou seja, ela começa a dar sinais de dupla personalidade – que é uma condição mental em que o indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas. A obra trabalha muito bem com essa questão do que é imaginário e o que não é, o que é físico e o que é abstrato. É um profundo e violento mergulho dentro do universo da psicologia e da loucura.



Além de toda essa questão de narrativa e elementos que contam a história, o filme tem uma fotografia maravilhosa, trilha sonora profunda que combina exatamente com todas as cenas e roteiro bem estruturado. Por fim é um filme sensual, intenso, ardente e profundo.

  • Share:

You Might Also Like

30 comentários

  1. Oi Duds, tudo bem?
    Você acredita que nunca assisti esse filme? =O
    Meu Deus, estou até me sentindo estranha agora, mas vou providenciar isto, quero muito assistir! *-* Adorei a indicação!

    Amore, tem post novo lá no blog!

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  2. A fotografia desse filme é impecável. A Natalie está maravilhosa!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  3. Logo que esse filme saiu no cinema eu fiquei com vontade de ver, mas depois foi passando o tempo e esqueci!! Acho que não faz muito a minha cara, mas fiquei curiosa... vou procurar por ele, o assunto abordado parece ser "forte" e diferente, me chamou atenção. Adorei a resenha <3
    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Duda, sabe que esse filme sempre me chamou atenção, não só pelo nome, mas sim pela capa e pelo ar pesado que ela carrega. To de bobeira esse final de semana, acredito que verei. Obrigada pela resenha <3
    xoxo'

    Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse filme, mas vi em partes, não consegui ver ele inteiro, porque toda vez alguma coisa me atrapalhava e tal, então tive que assistir com o meu pai pra ele ir me explicando o que acontecia e tal, porque eu perdia algumas partes, mas um dia ainda vou assistir ele inteiro, porque do pouco que eu entendi e vi, sei que é um filme bem aprofundado sobre esse lado da psicologia da personagem. Porque é isso que acontece mesmo, principalmente em ramos que tem muita competição e pressão em cima. Adorei a sua análise sobre o filme!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito desse filme,a fotografia dele é maravilhosa mesmo e sem contar a história!
    Beijokas
    @dayaneassiis | www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  7. Amoooooooooo esse filme! É maravilhoso! Beijokas :)

    ResponderExcluir
  8. Sou suspeita em falar desse filme pois eu amo ele demais, é como você disse, é um mergulho profundo na psicologia!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  9. Já assisti esse filme e achei muuuito bom! É uma loucura, né? Não dá pra saber o que é real ali e o que é da mente da personagem! Beijoooo! xD

    www.apenasumdia.com.br

    ResponderExcluir
  10. A Natalie é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores atrizes de nosso tempo! Atua com excelência e nos transporta para dentro da trama como se estivéssemos vivenciando aquilo!! Adoro sua atuação no filme V de Vingança também!! Cisne Negro é um filme muito bem estruturado, de fato! Me deu vontade de vê-lo novamente agora mesmo!!!

    Tem sorteio lá no blog, se quiser participar *-*
    Beijos!!
    http://metamorfoseliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu não sei nem elogiar a fotografia desse filme, sério..
    Eu choro com o filme, mas é tão lindo...

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu simplesmente amo muito esse filme e não me canso de ver! Enredo maravilhoso, personagens e atores incríveis e produção sensacional, um dos melhores que já assisti <3

    Suuuper beijo da Mile!
    vishamiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria Eduarda,
    Eu adorei esse filme. Totalmente visceral e a Nathalie Portman retrata com perfeição toda tormenta da personagem. Merecidíssimo Oscar de melhor atriz para ela.
    big beijos

    ResponderExcluir
  14. A Natalie sem dúvidas é uma ótima atriz, amo esse filme, a fotografia, o enredo <3
    Ainda mais o jeito como estruturaram a realidade da fantasia, eu achava que era uma coisa e quando vi era outra completamente diferente uahsiuahsuia ai ai, quero muito rever esse filme *-*

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  15. Esse filme tem um enredo chocante, a fotografia é de certa forma, perfeita!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei super tensa quando assisti esse filme! A história mexeu muito comigo nos mais diversos aspectos e quando mais eu lia e refletia sobre a história, mais questionamentos apareciam. E a Natalie tava demais nesse filme!

    beijo :*

    ResponderExcluir
  17. Oi Duda! Esse também é um dos meus filmes preferidos! E também acho Natalie Portman uma atriz excelente! Gostei muito de todo suspense psicológico em torno da obsessão de Nina em busca da perfeição dela, também fiz resenha desse filme no meu blog a anos atrás, já perdi a conta de quantas vezes vi ele haha

    beijos,
    Jéssica - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esse filme é muito denso e cheio de nuances psicológicas que te prendem do começo a fim, você fica quase em estado de paranoia junto com ela... não consegue distinguir mais o que é real ou não.
    Agora deu saudade do filme. Acho que vou rever!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  19. Guria, acredita que eu nunca assisti??
    Acho que foi pela correria dos últimos anos, mas vou parar para atualizar meu conhecimento.
    Adorei o blog e estou seguindo.
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube
    Visite a minha loja!

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    sempre tive curiosidade para assistir, mas confesso que não achei na netflix e desanimei rs
    Parece ser muito bom

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  21. Todo mundo fala super bem desse filme e eu sempre quis assistir! A história me parece forte e pelo que vi no trailer, Natalie está arrasando no papel!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  22. Esse filme é perturbador. Eu fiquei sem palavras depois de assistí-lo.

    xx,

    Mani Piñeiro
    @Mani_Pineiro
    Snap: @manipineiro

    ResponderExcluir
  23. É um super filme mesmo e ainda tem Vincent Cassel de bônus! <3

    ResponderExcluir
  24. Simplesmente maravilhosos esse filme! É também um dos meus favoritos principalmente por abordar essa parte psicológica tão intensa! Natalie Portman está sensacional no papel! Uma produção incrível! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  25. Todo mundo fala desse filme e eu nunca consegui ver! Quero demais assistir, deve ser muito legal abordar dessa forma o psicológico :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  26. Não gosto desse filme, me julguem haha :(
    Talvez eu tenha que assistir novamente e com um outro olhar, mas da primeira vez que assisti não gostei e não entendi quase nada...

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu vi muita gente falando sobre esse filme quando ele foi lançado, mas ainda não assisti. Gosto de filmes que abordam esses temas, fiquei curiosa para assisti-lo.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  28. Oie Duds =)

    Esse filme é tão lindo e tão triste amo mesmo tempo =(
    Já assisti umas três vezes e mesmo assim acabo emocionada no final. Ele mostra bem o que a busca por uma perfeição inexistem ou mesmo pelo sucesso sem controle pode causar na vida de uma pessoa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  29. Ótima resenha, incrível como você descreveu bem o filme sem revelar os detalhes para quem ainda não assistiu . Gosto desse filme, a primeira vez que assisti me fez parar e refletir sobre essa busca pela perfeição
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  30. Falam muuuuuuuito bem desse filme, ainda não assisti! Tenho que tirar um tempo pra ver, comecei mas não terminei :/ #triste


    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir