Louca Obsessão: Ídolos, terror e psicopatia

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - janeiro 03, 2017

Opa! Hoje a Elisa traz a resenha do suspense clássico: Louca Obsessão!


Louca Obsessão é de 1990, dirigido por Rob Reiner e baseado no livro Misery, de Stephen King. O filme é um thriller que prende e surpreende do início ao fim. É um ótimo filme para se ter como exemplo do que é um bom suspense. Além disto, a narrativa é muito bem construída e faz com que os espectadores entrem de cabeça no drama vivido pelos personagens.

O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que alega sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa no campo e cuida de sua saúde ,tratando dos ferimentos que ele sofreu no acidente e cuidando da sua recuperação. Porém um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem preferida será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele à Paul e faz com que ele fique á mercê de sua psicopatia e obsessão, mantendo Paul preso em sua casa.


O filme obtém sucesso ao representar o gênero suspense, pois a todo o momento o espectador sente junto com o personagem a sensação de claustrofobia e medo. Esse sentimento é também gerado pelo fato de haver apenas os dois personagens, o escritor e a enfermeira e por se passar praticamente todo dentro do quarto em que o personagem fica aprisionado. Aos poucos, Paul Sheldon vai percebendo que aquela simpática e bondosa enfermeira reclusa numa casa de campo, esconde um lado psicopata e transformar a vida do famoso escritor num pesadelo.

Leia também a resenha do terror psicológico 'Cisne Negro'

Em quase todas as cenas, há uma expectativa para o próximo acontecimento, vamos criando um vínculo com o personagem e criando soluções mentais para ele tentar se livrar da enfermeira. Um diferencial desse filme é que a narrativa não necessita recorrer às cenas de violência ou sustos a toda hora para inserir o sentimento de medo, angústia, apreensão e sufocamento. Além da questão de narrativa, o diretor trabalha muito com closes da personagem, evidenciando a mudança de feições, ora de simpática e bondosa, ora demoníaca e assustadora, fazendo desse elemento técnico um grande trunfo para destacar ainda mais a personalidade doentia e fanática de Annie.



Por fim, mais como uma crítica social, o filme evidencia essa relação dos autores e seus fãs, como as pessoas se apegam facilmente à histórias e personagens e fazem com que eles se tornem pessoas importantes em sua vida, criando um vínculo afetivo que quando ao término das histórias, quando os personagens passam a não existir mais, só restam sentimentos de vazio e raiva.


  • Share:

You Might Also Like

38 comentários

  1. Oi, Elisa!
    Até hoje tenho medo dessa atriz... kkkk... a interpretação dela foi bárbara.
    Conheci a obra do King por causa desse filme e gostaria de algum dia ler o livro também.
    Sabia que o King anos depois também foi atropelado?
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. Ai, fiquei tensa só de ler a resenha! Eu não sou mt chegada em suspense, fico bem nervosa hahaha pra quem gosta deve ser um prato cheio!! :D

    Beijinhos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa está de parabéns pelo post !!! Arrasou. Não conhecia filme, mas deu vontade de ver, fiquei tentando imaginar como era o filme hahaha é so de ver a imagem do escritor na cama já imaginei como ele faria pra sair de lá hahaha. Vou pensar a respeito para ver o filme . Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante o filme. Gosto de filmes antigos. Já assistiu Epidemia, de 1995? Eu AMO! Super recomendo. Se assistir, depois me conta o que achou ;)

    bloglaisdepaula.wixsite.com/blog

    ResponderExcluir
  5. Que filme sensacional, só pela resenha já me deu uma sensação de aperto no coração e expectativa! Com certeza colocando na minha lista de próximos filmes, não acredito que nunca tinha ouvido falar dessa obra de arte! D:

    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que máximo. Eu amo filme de suspenses e esse apesar de ser um clássico, acredita que nunca assisti?
    Mas fiquei com muita vontade de ver agora.
    Adorei essa resenha, super completa. :*

    www.oxentebonita.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caraaaaaaaaaaaaaaca meu, eu juro que devo ter visto esse filme antes, porque vi as imagens e me deu um "click" no cérebro! Mas como a memoria da guerreira aqui é ruim, eu acho que teria que ver o filme pra conseguir relembrar realmente ahhaha, esses filmes anos 90 tem uma pegada meio esquisita ne xD

    Clica aqui se quiser ver minha ultima postagem |
    Clica aqui se quiser participar do sorteio do blog!

    ResponderExcluir
  8. No último final de semana meu pai começou a assistir esse filme, como o computador fica na sala, acabei espiando, aí se arrependimento matasse... Eu não tinha ficado na sala, o filme não é ruim é bom, só que eu sou dos filmes românticos.
    Eu tava aflita com o filme mas não conseguia parar de assistir.
    Tenho a sensação que até parei de respirar por alguns instantes de tanto nervoso, eu sou muito sensível pra esse tipo de filme.

    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
  9. Oiie!

    Adorei a resenha. Não sou muito de ver filmes de suspense/terros mas me pareceu bem interessante.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!
    Eu nunca assisti a esse filme e fiquei bem curiosa. Eu adoro esses suspenses que se valem de outras estratégias para seguir o estilo, especialmente se se unem a tramas inteligentes. E, baseando-se em um livro do King, é de se esperar muito do filme.
    Assim que tiver a oportunidade, vou ver!
    xoxo

    retipatia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, tudo bem?
    Adorei a resenha do filme e fiquei ainda mais curiosa para assistir esse filme <3

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já achei essa enfermeira bem louca KKKKKKKKKK não é um tipo de filme que me interessa pelo fato de se passar em um ambiente só, dando a sensação de "prisão, agonia". Uma vez assisti a um filme que se não me engano se chama "gravidade", já assistiu? Eu quase morri de falta de ar junto com a atriz na frente da TV KKKKK (não to zuando)
    Mas acho que pra quem curte, deve ser interessante pelo enredo, e a mensagem que o filme passa é importante

    ResponderExcluir
  13. Nossa amei a dica vou ver , se é baseado em qualquer coisa do Stephen King, deve ser louco de bom ♡ vou ver !

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  14. Só de ler essa resenha já bate uma agonia, uma sensação de claustrofobia e medo :(

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Elisa, tudo bem?

    Eu estou doida pra ler o livro, mas adorei conhecer um pouco do filme tb! O suspense parece ser ótimo e o tema autores e fãs tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. ah eu ja vi esse filme mais de uma vez, haha , lembra minha adolescencia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto muito do Stephen King, e normalmente também curto os filmes baseados em obras dele. Acho o tipo de terror que ele escreve muito bom. Porém, nunca assisti à esse filme! Mas já vou adicionar a minha listinha pra ver <3

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Elisa, eu já assisti o Misery, é realmente ótimo! Dizem que o livro é sensacional também, tenho vontade de ler!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, o filme tem a minha idade rsrs eu já ouvi falar do mesmo. Bem interessante, é uma metalinguagem daquilo que as pessoas muitas vezes fazem, que é se apegar demais à ficção, se esquecendo da realidade.

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  20. Cara serio curti muito mesmo,não gosto daquele tipo de filme que e só sanguinário,matança sem motivo esse me chamou atenção por realmente abordar uma historia, fazer com que tenhamos tanta empatia com a personagem que realmente nos sentimos dentro do filme parabéns ❤

    ResponderExcluir
  21. Eu não teria coragem de assistir kkk' mas cara parece fantastica a historia, e leva um pouco par ao real também, para refletir.
    Quando li Divergente (o ultimo livro) fiquei uns dias bolada pelo fato da personagem ter morrido.

    ResponderExcluir
  22. Kathy Bates é fabulosa! Esse nunca havia assistido acompanho ela em AHS!

    ResponderExcluir
  23. Ainda não vi esse filme. Vou por na minha lista. E sabe o que está nos meus planos esse ano é ler um livro de terror, e isso seria sair muito da minha zona de conforto. Adorei a resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. de fato suas resenhas é as melhores, eu assistir cisne negro é uma loucura aquele filme o autor e espetacular, chorei com algumas cenas.

    ResponderExcluir
  25. Ual amei sua dica, vc escreve muito bem e me deixou curiosa para ver o filme que me parece surpreendente. Vou salvar o nome aqui e assistir logo. Amei e sucesso

    ResponderExcluir
  26. Esse filme parece ser ótimo! Já estou ansiosa para assistir também. Adoro filmes antigos.

    bloglaisdepaula.wixsite.com/blog

    ResponderExcluir
  27. Caraca, fiquei simplesmente sem palavras! Nunca tinha visto esse filme mas já to louca pra assistir, é bem o estilo de filme que eu curto. Sem falar na mensagem que ele passa, né? Amei!

    ResponderExcluir
  28. Sua escrita esta ótima e com certeza prendeu minha atenção, mas não gosto muito de suspense, prefiro comedias e romances.

    ResponderExcluir
  29. Não acredito que eu nunca vi esse filme! Eu amo os filmes de suspense, e esse parece ser muito bom!
    Já vai pra minha listinha.. ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  30. Adorei a dica e eu nunca assisti esse filme e olha que amo filmes de terror hahahaha vou procurar pra vê!
    Amei o blog!

    Resenha nova no blog vem conferir \o/

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam

    ResponderExcluir
  31. GENTE, QUE ISSSOOOO, ADOREI! Eu busco muito filme de suspense/thriller e é dificil encontrar bons assim (que já vejo que sao pela resenha). Parece pesado, intenso mas com uma história foda. amei a resenha mesmo.

    ResponderExcluir
  32. Faz tanto tempo que to querendo ver esse filme que nem lembrava mais, cê acredita? Lembro que tinha no netflix e agora nem tem mais (acabei de conferir) :'( oh céus, vou deixar em algum canto anotado que de 2017 não passa! haha irei assistir com certeza <333
    E você escreve muito bem! Bjuuus
    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  33. Tua resenha é muito boa, mulher. Fiquei arrepiada. Eu sou meio cagona, então normalmente não assisto filme de terror e suspense, mas fiquei interessada. Ainda mais por ser de 90 e eu tenho uma queda por filmes antigos haha

    Beijos
    www.quaseprimavera.com

    ResponderExcluir
  34. Nossa esse filme parece tenso nossa parabéns pelo post só por ele nos dá vontade de conhecer o filme.

    ResponderExcluir
  35. Babe, eu tenho medo dessa mulher nesse filme. Eu nunca cheguei a assistir tudo por motivos de: medo mesmo. Mas ele o pouco que vi gostei, juro.

    PS: Gente que ama Caindo na Real ❤

    Beijos, Maria Eduarda

    www.supimpagirl.com.br

    ResponderExcluir
  36. Não conhecíamos o filme, mas parece ser um filme bem intenso, pois trata de problemas mentais.

    Beijos



    onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Não gosto muito de filmes desse estilo, mas a sua resenha me deixou intrigada e com curiosidade sobre o enredo. Preciso assistir.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir