Resenha de Álbum: Songs of Innocence - U2

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - janeiro 03, 2015

Mesmo atrasada eu não poderia - jamais - deixar de falar do último disco do U2. Relembrando: o décimo quarto álbum de estúdio dos irlandeses causou polêmica ao ser lançado inesperadamente e gratuitamente em todos os iTunes do mundo (Isto significa que mais de duzentos milhões de usuários ~ganharam de presente~ o novo disco). Uma estratégia inovadora, e pra mim muito bem pensada, mas que desagradou muita gente a ponto da Apple precisar lançar uma extensão que eliminava o álbum automaticamente do aparelho.

Discussões marketianas à parte, "Songs of Innocence" não está entre os meus preferidos do U2 e também não apresenta grandes novidades sonoras, mas com certeza me chamou muito a atenção positivamente justamente por tratar-se de um disco conceitual. Pra quem não sabe ou não lembra, um "disco conceitual" é quando todas ou a maioria das músicas de um álbum tratam do mesmo assunto ou de um tema específico. No caso de Songs a temática é o retorno aos anos 70, na juventude dos músicos e onde tudo começou. Esta viagem nostálgica aparece logo na primeira música - The Miracle (of Joey Ramone) - em que o U2 relembra a primeira vez que assistiram aos Ramones e como isto os incentivou a seguir no sonho (o U2 surgiu em 1976, onde o auge do Punk Rock contava também com Sex Pistols e Iggy Pop). Estas primeiras experiências aparecem também nas faixas Song for Someone - dedicada à Ali, esposa de Bono e seu primeiro amor há mais de trinta anos - e na minha preferida Cedarwood Road - nome da rua em que o vocalista cresceu em Dublin. 

O disco tem pontos muito altos principalmente nas faixas em que o estilo da banda fica bem claro como em Every Breaking Wave (lembrando bastante as clássicas With or Without You na introdução e Electrical Storm) e na música que encerra o disco, The Troubles. Esta conta com a participação da cantora Lykke Li no refrão e consegue ser tão boa e profunda quanto Moment of Surrender, do álbum anterior. Porém esta mesma identidade da banda fica um tanto quanto repetitiva em Volcano (que me parece uma Vertigo 2.0) e em Sleep Like a Baby Tonight (Bono não fazia falsetes deste Lemon, em 1993). 

Quem conhece a obra do U2 mais a fundo, provavelmente identifica o que clássicas músicas como I WIll Follow, Mofo e Lemon tem em comum: a referência ao luto materno vivido por Bono ainda na adolescência. O tema é novamente abordado na emocionante Iris (Hold me Close), que também conta com uma participaçãozinha do Chris Martin (Coldplay). Songs of Innocence é um disco bem interessante não apenas para fãs e que também faz bastante jus aos cinco anos de espera por materiais novos da banda. Bono já adiantou que em 2015 sairá a continuação do disco, intitulada “Songs of Experience”. Queridos, não briquem assim com o coração frágil de uma fã. 


Você pode ouvir este querido disco no Spotify clicando aqui.

  • Share:

You Might Also Like

24 comentários

  1. Acredita que não ouvi nada desse álbum?
    vou colocar aqui pra ouvir.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu levei um susto quando eu vi o álbum no meu celular não sabia de nada e vi que estava baixando automaticamente, eu achei o cd incrível!
    Beijos
    Cih | Nem Rock Nem Roll

    ResponderExcluir
  3. Que saudade das músicas do U2.. são tão boas ehehehehehhehe! ^^

    Gostei da sua resenhaaaaaaa.


    beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou fã desse estilo musical, por isso, nunca havia ouvido! Curto mais pop =)
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei de mas a resenha!!
    Não conhecia.

    Tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    FELIIIZ 2015! <3

    Novo post <3

    Um beijo! <3

    ResponderExcluir
  6. Esse álbum eu ainda não ouvi, acho que minha fase de U2 foi sei lá, na minha 8ª série (gente para, assim eu revelo a idade!!) haha Mas curti muito a resenha do álbum e fico feliz que você tenha voltado para o blog!
    Quanto ao TCC eu já fiz um num técnico de moda, que eram três partes: confeccção, apresentação e desfile. Organizar um desfile foi um desafio, hoje faço jornalismo, vamos ver o que escolherei como tema haha Mas que dá medo, isso dá haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  7. Não conheço ;s

    beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto bastante de algumas músicas do U2. Desse disco, eu ainda não conheço as músicas. Fiquei curiosa para ouvir essa com a participação do Chris. ♥
    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não sigo o trabalho da banda. Mas achei a ideia do álbum tão interessante que vou olhar sim ;D Parece estar muito boas as músicas.
    bsaccani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Fiquei surpresa quando apareceu várias músicas deles no meu celular, parei para escutar algumas e até que gostei, mas não a ponto de querer escuta-las sempre.

    Beijinhos!

    Visite: Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  11. Eu recebi o disco, na verdade sem querer querendo ele apareceu no meu pc. Não gostei, viu? Não sou super fã da banda e achei uma invasão! hahaha
    Mesmo assim vou dar uma chance depois do post!
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  12. Verdade! Estou apaixonada pelo cheiro daquele creme! *.*

    Ainda não ouvi o último disco do U2, então não posso opinar. Mas a verdade é que o trabalho da banda nunca me encantou. Gosto de uma música ou outra...

    Ótimo domingo, Dud's!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, no meu celular também apareceram as músicas que criaram polêmica! rs.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não ouvi o novo álbum.
    Na verdade eu gosto só de algumas músicas deles.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  15. Quero ouvir esse CD por causa do comentario da esposa do Ozzy: "O U2 esta dando esse album porque ninguem quer comprar..."

    Ai eu pensei, será que é questao de qualidade da musica ou mercado que ela disse?

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu ainda não tinha visto esse novo álbum, não ouvi nenhuma música ainda, por isso não posso falar bem ou mal, mas eu acredito no talento da banda, que sempre arrasa!
    Bisousss,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br
    -------
    FanPage : www.facebook.com/pequenomuffin

    ResponderExcluir
  17. Sempre gostei de U2, mas esses últimos álbuns tem me decepcionado um pouco =/

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  18. Não gosto muito desse estilo musical, mas gostei do post.

    Beijos
    www.keithpappen.com

    ResponderExcluir
  19. Eu não sou fã do U2, e pra falar a verdade nem gosto das músicas que conheço :/ Mas seja bem vinda de voltaa kkkkk Faz tempo que eu não posto nada no meu blog também..

    Feliz 2015 :*

    ResponderExcluir
  20. Meus parabens seu blog ficou lindo.

    Da uma olhadinha no meu.
    Alemay Adesivos
    www.alemayadesivos.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que post maravilhoso Dud's, também gosto de albuns conceituais, nunca parei para escutar este do U2 inteiro acredita? (pode me zuar) só uma música ou outra, depois do seu post, preciso parar e escutar por inteiro, apreciando... Beijokas!

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não ouvi nada do novo album, mas vou ouvir agora porque eles são de mais!
    Beijos <3

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu devo ser a única pessoa que não gosta de U2, sei lá acho tão modinha :/

    ResponderExcluir
  24. Uma vez comprei um celular que vinha com faixas de um álbum deles, quando eu era mais nova gostava bastante das músicas dos caras, mas hoje em dia não simpatizo mais, hehe!
    Amei o blog, fui obrigada a seguir depois de ler alguns posts!

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir