Caindo na real: Juventude, romance e insegurança

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - novembro 07, 2016

Opa! Tudo bom? Hoje a Elisa trouxe a resenha do filme 'Caindo na Real' de 1994 :)

caindo na real poster

O filme desta semana é daqueles pra ver em um dia chuvoso, quando tu procura algo leve e descontraído. 'Caindo na Real' é dirigido por Ben Stiller (sim, o ator) e estrelado por Winona Ryder e Ethan Hawke. Não é um filme de grande importância cinematográfica, mas gostei muito dele por representar uma aura dos anos 90 e por lidar com dramas de uma jovem e de uma juventude na casa dos 20 anos.


Enredo

Recém formada em jornalismo e dividindo apartamento com outros dois amigos - Vickie Sammy e Troy -  Lelaina (Winona Ryder) começa a trabalhar de produtora em um programa televisivo e conhece o executivo da TV Michael (Ben Stiller) com quem começa a sair. Porém o relacionamento dela com Michael desperta ciúmes em Troy, que decide interromper o caso e se declarar para ela. Junto com a parte amorosa, Lelaina começa a perceber que o emprego não satisfaz sua carreira profissional, até que ela é demitida e se vê obrigada a procurar outro emprego para pagar as contas e cumprir seu papel de vida adulta. Além disto, surge junto o medo de nunca conseguir ser uma profissional boa e de sucesso, gerando uma grande indecisão na sua vida.

caindo na real movie

A história é sim um pouco boba e cliché, porém o filme deixa claro que pretende servir como papel social de como é ter 20 e poucos anos e estar indeciso e depressivo com a vida. O modo como 'Caindo na Real' flui é despretensioso, mas sem esquecer que a narrativa tem algo a passar para além da tela, mostrando em poucas doses os anseios, os medos e as angústias de um jovem dessa faixa etária que é obrigado a trabalhar e seguir uma carreira profissional. O filme é uma boa personificação da evolução dos jovens desde os anos 90 até hoje, em que o empreendedorismo, e a criatividade possuem mais espaços para deixar a vida um pouco menos quadrada e careta.

Leia a resenha de 'Garota Interrompida' - clássico da carreira da Winona Ryder



'Caindo na real' é sim também um filme precário em questões de estética, roteiro e direção, os diálogos são bons, mas poderiam ser melhor explorados, deixando um pouco a parte do romance e focando mais nessa parte de juventude indecisa. É um filme sincero em retratar a juventude como ela é - ou como deveria ser. Também toca de leve em temas como sexo, HIV e homossexualidade que fazem parte da vida de todo jovem. Lelaina e seus amigos representam uma geração inteira que desde os anos 90 vem tentando lidar com angústias e tentando moldar a vida adulta de um jeito mais leve, sem retirar as responsabilidades, mas de uma forma que possam ser felizes em suas escolhas transformando o que gostam de fazer não em um peso a ser carregado, mas uma forma diferente e mais leve.


  • Share:

You Might Also Like

23 comentários

  1. Poxa, eu não conhecia esse filme! Mesmo sem ser muito profundo nem muito bem trabalhado em termos de estética, como você disse o tema parece bem interessante!
    Boa dica!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Um filme com um jeitinho anos 90 e com a Winona, JÁ QUERO ver hahahaha adoooro filmes assim, leves e despretensiosos.. Beijokas! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Não conhecia esse filme, mas me interessei bastante porque adoro o Ben Stiller atuando. E também gostei do fato dele ser clichê (sim, gosto desse tipo haha). Achei o enredo bem interessante, parece o que estou vivendo agora haha vou procurar pra assistir ^_^
    Beijos! http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia essa história, você sempre arrasando nas indicações, né? Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dos filmes indicados aqui no blog. Fiquei com vontade de ver esse, ainda mais por ser dos anos 90 (melhor época) e bem no estilo sessão da tarde né?
    Já está na lista pra assistir qualquer dia desses. Aliás, esses dias eu vi Garota Interrompida que também foi indicação por aqui...

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou me sentindo bem mal por nunca ter visto esse filme. Gosto dos filmes sobre juventude dessa época, mesmo sendo cliché, sem falar no elenco também. Estou em uma fase bem 90's, procurando bons filmes dessa época, valeu pela dica :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiie!
    Não conhecia esse filme ou não lembro dele..
    Fiquei curiosa para assistir!

    Um Bigbeijo!
    http://blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  8. ai, como é que eu nunca assisti esse filme? com atores que eu adoro, e adoro essa vibe 90!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Só pelo fato de ser dos anos 90 já me ganhou. Sou super fã dessa época, e especialmente esse ano, o ano do meu nascimento haha. Eu meio que fico de olho no figurino e tal, bobo, né? mas gosto rs. Apesar de ser clichê é uma análise super válida, com toda a questão que você bem descorreu. E poxa, formada em jornalismo? minha área haha, me ganhou legal. ♡ xoxo, https://blogbdebia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que já vi a foto desse filme em algum lugar, não sei se já assisti, mas parece ser muito legal. A sua resenha, o jeito que você escreve, me deixa com vontade de assistir o filme, acho que fico curiosa kkkk
    Adorei!!
    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  11. Não me recordo de já ter assisito esse filme, embora o nome não seja estranho. Muito provavelmente na época que tinha HBO aqui em casa ele estava "em cartaz" mas eu achava que era "drama chato de adulto ZzZzZ.." e não assisti kkkkk Mas teria sido de grande ajuda assistí-lo quando estava com meus 20-e-poucos...
    Adicionarei a lista de "filmes para assistir na net qd tv estiver uma bosta"! kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. OOOOOOOOOOI

    esse filme é muito legaaaaaaaaal! Principalmente porque ele foi responsável por me apresentar uma das músicas mais legais de trilha de filmes: My sharona (8) HAHAHAHAH. Essa música pra mim é intrínseca ao filme e vice-versa.

    No mais, os dramas dos jovens dos 90's nesse filme é retratada de uma forma nua, porém leve. Fez com que eu me identificasse bastante.

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  13. Eu me identifiquei muito com os dilemas da personagem principal, acho que é porque também estou nos 20 e poucos anos, rs.
    Adoro essa vibe dos anos 90.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ai como não me identificar? Eu, formando de jornalismo e desempregada buscando emprego de produtora, só espero ficar feliz com a atitude kkk Mesmo sendo um filme com baixo orçamento aparente me chamou a atenção :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro o trabalho da Winona! Assim que vi o nome dela no elenco já fiquei super interessada no filme. Acho que a temática do filme combina bem com o meu atual momento na vida, nada como se demitida e sair da casa dos pais para nos dar aquele sustinho para acordar para a vida. São situações que muitos jovens irão se identificar. Estou ansiosa para ver! Beijos!

    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse filme. Gosto muito dos filmes que assiti com o Ethan Hawke.
    Quero assistir esse.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  17. Hoje é dia de assistir esse filme, haha. O tempo aqui está chuvoso.
    Achei o filme bacana por todo o conceito dele em falar de uma geração de jovens que procura seu rumo. Valew a indicação.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá! Nunca ouvi falar sobre esse filme, me parece ser muito bom. Não curto muito filmes de décadas passadas, porém existem algumas pérolas que é sempre bom rever. Tenho uma recomendação de comédia para você assistir e depois resenhar se quiser: 'De repente Pai'. É muito engraçado, você vai rir litros! Adorei a resenha <3
    xoxo'

    Bella, Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
  19. Nossa, faz muito, muito tempo mesmo que vi esse filme, mas sempre gosto dos trabalhos da Winnna! E concordo que um longa despretensioso, mas tem umas temáticas bem bacanas! Deu vontade de rever!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  20. Era e ainda sou fã da Winona Ryder, a juventude dos 90's e seus dilemas. Ótima resenha e elenco muito bom.

    ResponderExcluir
  21. Esse filme tá na minha lista pra assistir a tempos e eu sempre deixo pra lá, justamente pela precariedade da estética.
    Mas acho que vou dar uma chance depois da sua resenha, adorei o jeito que você falou do filme.

    Beijos
    www.caroldoria.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa, gostei! Ainda mais por se passar nos anos 90, pelo que eu vi e entendi né? Tem no Netflix? Vou procurar agora pra colocar na lista. Parece que é o filme certo pra mim, porque no momento to bem deprê com essa vida de 20 e poucos anos, hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o filme, mas parece ter um enredo bem interessante. Você sabe dizer se tem na netflix? vou procurar pra assistir :)

    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir