Liberdade e independência em 'Thelma e Louise'

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - janeiro 25, 2017

Opa! Tudo bom? Hoje a Elisa traz a resenha do bastante conhecido 'Thelma e Louise". Leiam :)

Thelma e Louise pode ser classificado como road movie, ou seja, um filme que tem parte de sua narrativa e de sua trama com personagens vivendo aventuras em quatro rodas e voando a toda pela estrada. E melhor ainda, com protagonistas femininas fortes e determinadas que conduzem esse road movie que passeia pelas paisagens e pela cultura norte americana da época. Dirigido por Ridley Scott, lançando em 1991 e protagonizado por Geena Davis e Susan Sarandon, o longa traz a liberdade como tema principal, a liberdade como um recado aos espectadores e mais especificamente as espectadoras. Essa tal liberdade que o filme retrata e que acredito ser sua essência é vista tanto através do carro em alta velocidade dirigido alternadamente por Thelma e Louise quanto pelas aventuras que as duas vivem e que serve como forma das personagens alcançarem a independência.

thelma e louise resenha

Tudo começa quando Thelma e Louise decidem fazer uma viagem sozinhas para aproveitar um final de semana de pescaria nas montanhas. Thelma longe do marido e dos afazeres domésticos e Louise longe do emprego de garçonete, enfim, um final de semana dedicado à liberdade da rotina cotidiana. Durante o percurso até chegar ao destino, elas decidem parar em um bar de estrada para tomar uns drinks e se divertir, porém tudo começa a dar errado e gerar o mote da narrativa quando Thelma bebe demais e é convidada para dançar por um desconhecido. Atraída pelo mesmo para o lado externo do bar, o homem começa a fazer investidas em Thelma, que prevendo onde todo aquele afago iria dar, resolve tentar se desenrolar do homem e fugir, porém o homem não aceita e a agride. Louise preocupada com  paradeiro da amiga, surge para salvá-la, porém  ambas acabam atirando no homem e desencadeando os acontecimentos que acompanharão as duas ao longo da estrada.

thelma e louise resenha

Além da bela fotografia, não há tantos aspectos técnicos de relevância 


para eu destacar aqui na resenha, o que mais chama a atenção mesmo, é o roteiro, que é bem estruturado e funciona bem como história contada através do meio cinematográfico. o roteiro consegue mostrar bem o desenvolvimento das protagonistas e o desenrolar da história com todos seus conflitos e reviravoltas . Utilizando essas duas personagens que representam tantas mulheres, gera simpatia e identificação, não com o que elas vivem no longa, mas pelo fato de tratar da liberdade das mulheres, liberdade para serem e fazerem o que bem entenderem. Outro ponto muito legal do filme é que Thelma e Louise são duas mulheres completamente opostas, e é nessa dualidade que a narrativa também se sustenta. Louise é mais independente, trabalha e ganha seu próprio dinheiro sem precisar de um homem, é segura de si, e extremamente responsável, é ela quem guia boa parte dos conflitos que nos são apresentados. Já Thelma é dependente do marido - que por sinal é um homem controlador e violento, é inocente e ingênua.



Por fim, é um filme que vale a pena ser visto, é considerado pela crítica como uma das obras primas cinematográficas mais importantes da contemporaneidade.

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Meu Deus esse filme parece ser bem legal, nunca ouvi nada sobre! Gosto de histórias onde as mulheres vão em busca do que desejam e acho que irei assisti-lo.


    Beijos

    www.entrelinhaseparagrafos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!!

    O filme parece ser muito divertido, principalmente por mostrar duas mulheres fortes e que buscam liberdade e viver intensamente os dias. Tenho curtido histórias assim e vejo que há várias atualmente.

    beijos

    http://mecontanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Se eu amei o filme?? Com certeza, já estou looouca pra assistir! Gostei muito das aventuras que elas vivem, mesmo passando por situações ruins. É tão bom ver filmes que fazem as mulheres se livre e te mais autonomia para ir onde quiserem.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acredita que eu nunca tinha ouvido falar nesse filme?
    Mas gostei bastante da premissa,fiquei curiosa pra saber o que acontece depois que elas atiram no cara.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  5. faz anos que vi esse filme e lembro ter gostado muito mesmo! fiquei até com vontade de rever depois dessa sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Poxa, fiquei curiosa!
    Mais por questão do roteiro mesmo, como o enredo se constrói, sabe?
    Vou tentar assistir nesse final de semana, antes que as aulas voltem! :)

    http://seismilmilhas.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar muuuuito dessas duas por aí ahahahaha e morro de curiosidade de ver :)

    Obrigada pela "resenha"!!!!

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O filme é do Ridley Scott, nem precisa ver para saber que é bom u.u (brincs, ele deu umas trÊs bolas foras bonitas) UHDKUAHDUKAUSK Eu gosto bastante desse filme, vi umas duas vezes, mas foi o suficiente para ter certa admiração pelas personagens

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  9. É um filme maravilhoso. Quem não gostaria de sair em busca de aventuras sem se preocupar com nada e ainda com a melhor companhia? Vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  10. Adoreeei a resenha, me lembrou muito um outro filme em que uma senhora (bem mais velha) e uma moça que brigou com o marido saem viajar juntas e acabam em aventuras. Já quero ver este!!

    ResponderExcluir