Titãs em Porto Alegre: Apesar de mais uma baixa, a banda segue excelente

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - março 13, 2017

Opa! Tudo bom? Na última sexta-feira rolou aqui em Porto Alegre mais um show da banda Titãs. A turnê faz parte do disco “Nheengatu” e contou com a nova formação da banda. Dessa vez, quem vai falar mais sobre isso é o Lucas Vidal e também vai explicar mais um pouco sobre essa nova formação dos caras. Confiram:




De todas as bandas brasileiras dos anos 1980, os Titãs estão entre as que conseguiram construir a carreira mais sólida. Sem pausas, permanecendo na mídia desde o início das suas atividades e lançando discos sempre elogiados, o grupo resistiu não só ao tempo, mas à saída de muitos dos seus integrantes. Primeiro, Arnaldo Antunes foi cuidar da sua carreira solo. Poucos anos depois, uma tragédia tirou a vida do guitarrista Marcelo Frommer. Na sequência, saíram Nando Reis, com o mesmo pretexto de Arnaldo, e Charles Gavin, que hoje é apresentador do Canal Brasil. O último a abandonar a barca foi Paulo Miklos, e essa ausência foi muito sentida no Opinião, em Porto Alegre, na última sexta-feira.


Já acostumados a lotar a clássica casa de shows da capital gaúcha, os remanescentes Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto, acompanhados do baterista Mario Fabre e do guitarrista Beto Lee, entregam-se com uma garra comovente. Começam com Cabeça Dinossauro, que dá nome ao disco mais famoso do grupo, lançado em 1986. “Cabeça Dinossauro/Pança de mamute / Espírito de Porco”. Eis a letra que plateias de todo o Brasil cantam em plenos pulmões há décadas. AA UU e Diversão, interpretadas por Sérgio Britto, dão continuidade ao espetáculo. Logo após, Mello apresenta A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, um dos pontos altos da noite. A refinada crítica à indústria musical e à supervalorização dos artistas de língua inglesa em detrimento dos nacionais é entoada por todos.

Foto tirada do Facebook oficial da banda

O Pulso, Aluga-se (de Raul Seixas) e Será Que É Isso Que eu Necessito? seguem empolgando. Em Sonífera Ilha, o primeiro sucesso deles, do álbum de estreia, de 1984, boa parte do público protagoniza na pista do Opinião um retorno aos anos 80, com uma dança daquelas que costumamos ver nos clipes da década. O ambiente não poderia estar melhor. Quando o clima de nostalgia começa a tomar conta, os Titãs chegam com Fardado, o rock pesado do mais recente álbum, Nheengatu. Uma pena que “Fardado / Você também é explorado” não seja mais um refrão poderoso como era com os vocais de apoio de Miklos. Os fãs retribuem o esforço da banda, fazendo as vezes do integrante recém saído.

Chegada ao Brasil, de Mello, é a outra representante de Nheengatu e talvez a única que deixa a desejar, dispersando parte dos espectadores. Muitos aproveitam para fazer sua selfie, comentar algo com os amigos. Televisão e Lugar Nenhum trazem a plateia de volta e antecedem uma novidade: o icônico guitarrista Tony Bellotto assume o microfone em Pra Dizer Adeus, que compôs em parceria com Nando Reis para o disco Televisão, de 1985. Ele começou a cantar somente no ano passado, e em palcos gaúchos esse foi um fato inédito. Epitáfio é daquelas que até as paredes do Opinião sabem a letra. É um dos maiores clássicos dos Titãs. Emocionante!

Foto tirada do Facebook oficial da banda

Se a apresentação acabasse aqui, com certeza ninguém reclamaria, mas os Titãs não cansam de empilhar hits. Marvin, Flores, Polícia e Homem Primata estão na lista de músicas que o país inteiro tem a letra na ponta da língua. Ovacionados, eles abandonam o palco. Como já é tradicional nas suas exibições, eles retornam em menos de cinco minutos. Os sucessos Desordem e Bichos Escrotos são executados na volta. Aproximando-se do fim, acontece a única escolha questionável. Com seu refrão recheado de palavrões direcionados a políticos corruptos, Vossa Excelência é uma das mais representativas canções da banda nos últimos anos, mas é impossível não sentir falta da voz de Miklos gritando “Filho da puta / Bandido/ Corrupto/ Ladrão”.

Foto tirada do Facebook oficial da banda

Depois de mais alguns minutos fora, os Titãs fazem o segundo bis, com É Preciso Saber Viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Depois de um desfile de duas horas de composições políticas, românticas, bem humoradas e críticas, se despedem com uma bonita balada do Rei. O show, apesar de excelente, deixa uma dúvida: será que os Titãs continuarão resistindo à mais recente baixa? As vozes de Arnaldo Antunes e Nando Reis já deixavam saudade. Agora uma terceira voz está sendo substituída nas apresentações. Os fãs do rock brasileiro torcem para que Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto se saiam tão bem nos próximos anos quanto se saíram na noite da última sexta-feira no Opinião :)


  • Share:

You Might Also Like

9 comentários

  1. Aaaaaaaah, melhor banda, melhor resenha.
    O show tava excelente!!!
    Bjs,
    Rafa Ely
    www.melevaembora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Há muito tempo atrás tive a oportunidade de ir ao show deles e é fantástica a energia que eles tem no palco.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky | You Tube

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou fan dessa banda, mas eu admiro muito o trabalho deles sim e eles merecem todo o sucesso que conquistaram até hoje, espero que eles continuem firmes e fortes por muito tempo.
    Mil beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2017/03/colecao-de-adesivos-de-unhas-de-bela-e.html

    ResponderExcluir
  4. Já fui num show do Titans que teve aqui na minha cidade, com a "formação antiga mais recente", e eu gosto muito deles. Acho a música dos cara muito atemporal, sabe?
    Espero que essa baixa não prejudique-os.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post Lucas!
    Eu nunca fui em um show do Titãs... uma pena, pq eles são uma das bandas nacionais que mais gosto! As letras, a melodia, os cantores, tudo!

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
  6. o show deve ter sido mt legal mesmo, eu adoro titas desde sempre, acho que decorei tds as musicas do acustico da mtv por ex; adoraria ver um show deles!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Sendo sincera contigo, não sou muito fã de Titãs, então... hausha
    Mas enfim, eu adorei o blog e gostei do post também apesar dos pesares.

    Um beijo.

    http://entreosmeusabracos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Titãs é bem legal!! O show deve ter sido incrível :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ontem mesmo parei pra assistir um show ao vivo -no youtube kkk - dos dinossauros do rock <3
    Deve ter sido incrivel!
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    ResponderExcluir