#RB ENTREVISTA: Saturnina - um projeto experimental desenvolvido em tempos sombrios e solitários de pandemia

By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - maio 10, 2022

 



Opa! Tudo bom com vocês? Hoje conversamos um pouco com Mia Blun - membro do projeto musical Saturnina. O EP de estreia "MELANCOLIA POR DIVERSÃO?" é satuno, soturno e melancólico, porém a melancolia desses músicos serve para mostrar que ainda estão vivos mesmo depois de tanto tempo isolados. Não é mais um devaneio lírico ou um poema em páginas soltas, mas sim a história de dois músicos de Brasília - DF que se uniram pelas ondas de Tesla, saindo dessa inércia coletiva com os sons saturnianos.

RB: Primeiramente, eu amo o nome "Saturnina". De onde veio a inspiração para este nome?

Mia: Com a carga excessiva de trabalho e a extinção da vida social, Mia Blun resolve criar um perfil no Instagram em 21 março de 2021 para postar versões das músicas que curtia quando era adolescente em Brasília-DF. Ocorre que os seguidores e amigos, sabendo que Mia Blun desde os 12 anos de idade já tocava na noite e tinha músicas autorais, começaram a pedir para que a cantora tocasse as suas composições ao invés de fazer tributo e versões de outros artistas.

Em março de 2021, Mia Blun procurou ajuda dos produtores musicais Allan Massay e André Garotti para produzir 6 faixas e matar a sede do povo por músicas novas e diferentes. 

Como se trata de um desabafo melancólico nessa quarenta, nada mais justo do que colocar o nome da banda de SATURNINA. Saturno é o planeta mais distante que pode ser visto a olho nu. É o limite do sistema solar “natural”, porque os outros 3 planetas que estão além de Saturno são sobrenaturais em certos aspectos. Saturno simboliza o ser humano que aprendeu todas as suas duras lições com a vida terrena e está pronto para entrar no domínio dos planetas misteriosos (Urano, Netuno e Plutão). Portanto, Saturno também é conhecido como “o Guardião no Limiar”.

Onde Júpiter representa expansão, Saturno representa o oposto: redução, limitação. Ambos são indispensáveis. Limita as transições de marca e indica qual é o limite extremo. Saturno é o símbolo daqueles limites da vida que não podem ser cruzados.

Também, Mia resolveu adotar o nome de SATURNINA por ser uma das santas mais feministas da religião católica. A história dessa santa é bem obscura e demonstra a as diversas formas de violência contra as mulheres (psicológica, física, sexual, moral e patrimonial) que até hoje lutamos para extirpar da sociedade.

FOTO

RB: Sobre o EP "Melancolia... por Diversão?", como foi o processo de criação? As faixas tem relação entre si? Qual tu consideras tua preferida?

Mia: Os produtores, com a finalidade de buscar a real essência de Mia, pediu para que ela voltasse no tempo até chegar no primeiro álbum que comprou na vida por vontade própria, que foi o CD da capa preta do Kid Abelha (meio desligado). A música preferida da Mia era “Eu gosto de ser cruel” e “Deus por favor apareça na Televisão) . Com esse exercício de retornar no tempo ocorreu uma catarse e Mia utilizou a solidão das madrugadas e os intervalos do trabalho para escrever canções que envolviam temas relacionados à melancolia, depressão e tristeza, uma vez que a líder da SATURNINA estava em depressão e passando por um quadro de burn out. 

Dessa depressão em meio a pandemia surgiu a ideia para o EP de estreia da SATURNINA: “MELANCOLIA POR DIVERSÃO?”, que é saturno, soturno e melancólico, porém a melancolia serve para mostrar que Mia sobrevive mesmo depois de tanto tempo de isolamento social e de ter enfrentado pela primeira vez na vida a depressão.

Todas as músicas foram compostas por Mia Blun (letra e melodia) no primeiro semestre de 2021 e estão interligadas, contam uma história de amor, sofrimento e ao final a superação de um relacionamento tóxico.


AVENIDA PAULISTA: O encontro entre duas pessoas. “E depois desse dia eu sabia que não era mais minha”. “Uma história de amor que mal começou”.
JUREMA: As primeiras brigas, o apego excessivo e também mostra que um dos parceiros não estava na mesma intensidade que a outra pessoa que não era mais dela. Então, “foge das suas mãos”
PENSO EM VOCÊ: A pessoa que na faixa anterior desprezou a intensidade da outra, se arrepende e se sente arrependida por ter descartado a outra. Mas a outra já não a quer mais.
MELANCOLIA POR DIVERSÃO: É o reencontro após um bom tempo do término dessa relação. A pessoa que era intensa e que foi mal compreendida em na faixa JUREMA, vê que a outra nada mudou, nada cresceu e que a vida dela desandou, o irmão dela morreu, não terminou a graduação e etc...
DRINKS: Após o reencontro e perceber o declínio do EX, resolve beber bons drinks gelados na mesa do bar, na mesa posta que ele não vai estar.
GATO PRETO: É a superação completa do passado, a pessoa não quer mais sofrer, é uma fugitiva do amor, quer ser igual a um gato preto.
 
Sobre a música preferida da Mia é complicado escolher, porque um compositor tem um carinho igual por toda sua criação, mas a primeira faixa “Avenida Paulista” é uma música que Mia se apresenta e toca castanholas. Será a música de abertura dos shows, que contará com dança flamenco e tudo mais! Logo, ela se torna especial por esses motivos.

RB: Tu tens vontade de fazer videoclipes para as faixas deste ep? Ou de sair em turnê? Tens planos para isto?

Mia: Bom, como esse EP foi a estreia a banda e não sabíamos que haveria tanta repercussão positiva com mais de 50 mil ouvintes no Spotify, bem como  a grande  aceitação da crítica que não achou ruim a nossa flutuação em vários estilos musicais, não nos planejamos para termos clipes das faixas desse EP.  Mas o nosso álbum com 12 faixas, que será lançado dia 06/06/2022, “MÚSICA TRISTE PRA CHORAR”, terá sim clipes! Pois agora podemos confiar que teremos pessoas para curtir nosso trabalho (risos). Por enquanto temos dois vídeos clipes da música “Antídoto”.

Temos vontade de tocar no Brasil todo, mas acredito que o convite não apareceu ainda porque estreamos dia 16/12/2021 com o EP “MELANCOLIA... POR DIVERSÃO?” Então, acho que os produtores de eventos e shows devem estar esperando a gente mostrar nosso trabalho, porque é arriscado contratar uma banda que não tem material para um show de 1hr30mins. Mas com o lançamento do álbum com 12 músicas isso irá mudar!

RB: Por último, sobre o teu trabalho mais recente "Antídoto", ele tem relação com o conceito do teu ep anterior ou representa totalmente uma fase nova?

Como é um single, ele destoa do EP anterior. Mas a melancolia e a sofrência é a mesma! Não queremos nos limitar a estilos e ritmos. Fazemos música por diversão, somos bastante ecléticos e o próximo álbum até samba raiz irá ter! Se preparem! Porque cada faixa é uma viagem diferente! E que bom os ouvintes e as críticas aceitarem com tanta naturalidade nossa flutuação por ritmos diferentes! Ficamos feliz que conseguimos desenvolver uma identidade artística, assim como Rita Lee e Cazuza que cantam desde rock a mpb, bossa nova e pop. 

 


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários